Festival de capoeira é atração do fim de semana no Complexo Esportivo Aracy Machado

Uma das representações culturais mais marcantes do Brasil, a capoeira terá um evento especial neste fim de semana no Complexo Esportivo Aracy Machado, no Portinho. A partir desta sexta-feira (28), acontece o 3⁰ FESTVOZESD’ÁFRICA, evento que tem o objetivo de valorizar a arte da Capoeira em nossa região. A organização do festival é do Mestre Pingo, fundador da Associação de Capoeira Regional Vozes D’África (ACRVD’A), e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O FESTVOZESD’ÁFRICA será realizado no galpão anexo ao ginásio Alfredo Barreto e compreende oficinas de movimentação de roda, maculelê (que é a simulação de uma luta tribal onde os lutadores utilizam bastões em movimentos sincronizados), confecção de instrumentos com mestres e mestras renomados do meio capoeirístico e palestras sobre nutrição esportiva e infantil. O evento possui a proposta de homenagem à velha guarda da Capoeira, bem como incentivo à prática esportiva, à cultura negra e às mulheres, já que na tarde de sábado (29), está previsto o evento “Deixa a Menina Jogar”, voltado para o público feminino. No dia 28, a partir das 18h, a programação fica para a molecada, com o evento “Pequenos Gigantes”. E o evento adulto misto no domingo (30), a partir das 8h.

O secretário de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Flávio Rebel, falou sobre a importância do evento. “A Associação Vozes d’África tem uma história de muitos anos difundindo a capoeira em Cabo Frio e em várias regiões do estado. A capoeira é uma representação cultural e esportiva tipicamente brasileira e é importante que seja valorizada e conhecida por um número cada vez maior de pessoas”, explicou.

O FESTVOZESD’ÁFRICA marca, ainda, a comemoração dos 15 anos de fundação da Associação de Capoeira Regional Vozes D’África, uma das mais tradicionais entidades de fomento à capoeira na cidade.