Fórum reúne orientadores educacionais de dez municípios da região

Dez municípios da Região dos Lagos participam, nesta quarta-feira, dia 13, do VI Fórum de Orientação Educacional promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cabo Frio. O evento acontece no Teatro Inah de Azevedo Mureb, das 8h30 às 13h com palestras e mesa redonda para troca de experiência. O evento marca os 50 anos da Lei Nº 5.564, que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional.


SAIBA MAIS

Aprovados no concurso de 2009 devem providenciar exames médicos admissionais

Cabo Frio abre seleção para assistentes de alfabetização

Prefeito empossa membros da Comissão Permanente de Diretores


As inscrições para o Fórum estão encerradas. Participam do evento representantes das cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O coral de alunos da Escola Municipal Zélio Jotha fará uma apresentação especial na abertura do encontro. A palestra inicial terá como tema “A Orientação Educacional Reescrevendo a História”, ministrada pela professora Mariza Brum, diretora do Departamento de Orientação Educacional da Seme.

A diretora acredita que o encontro dos profissionais enriquece a prática diária, pois possibilita que a experiência de atuação das outras redes seja compartilhada, valorizando os profissionais. “As temáticas são pertinentes à prática diária. Ao refletirmos, almejamos entendimento das aflições comuns para encontrarmos caminhos possíveis”, destaca.

Para ela, o profissional de Orientação Educacional tem como princípio aproximar as relações dentro da escola e com a família dos estudantes, alicerçada numa prática humanizadora. “A Orientação Educacional tem obrigação de constantemente rever seu olhar. O papel é de mediação, prevenção e valorização com abordagem social e também afetiva”, explica.

Às 10h, a professora Thatiana Tavares Pereira, presidente da Associação Fluminense dos Orientadores Educacionais (Asfoe), fará a palestra “Inteligência Emocional em Tempos de Relações Líquidas”. Na sequência, das 11h às 12h30, os representantes dos municípios terão a oportunidade de apresentar a estrutura e dinâmica da Orientação Educacional em cada rede municipal, possibilitando um panorama das atividades realizadas na Região dos Lagos.

Orientação Educacional

De acordo com a Lei, “a orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito das escolas e sistemas escolares de nível médio e primário visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas”.

A Rede Municipal de Educação de Cabo Frio possui 85 orientadores educacionais em campo, que atendem as 107 vagas distribuídas entre as 87 unidades escolares, além da equipe que trabalha na sede da secretaria. O grupo participa de reuniões mensais para formação e troca de experiência.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.