Gestão do Consórcio de Saúde da Baixada Litorânea é destaque em Congresso de Belém do Pará

A relevância da gestão por consórcio, como é o caso do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (Cisbali), foi destaque na “Mostra Aqui Tem SUS”, uma das atividades do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

(Conasems), realizado no final de julho em Belém do Pará. De todos os trabalhos apresentados no evento, o de Cabo Frio foi o único voltado para a importância deste tipo de administração compartilhada.

O modelo do Cisbali foi apresentado pela secretária executiva da Comissão Intergestores Regionais (CIR), Natália Alves, que oferece suporte para o desenvolvimento do Consórcio. A equipe cabo-friense foi representada ainda pela gerente de saúde, Angélica Maurício, responsável pelo Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Cabo Frio, e também por Suely Osório, técnica da pasta e apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ).

“Foi um encontro fantástico em termos de informações sobre o SUS. Em relação às questões técnicas e novidades o curso não sanou algumas dúvidas, acredito até devido ao momento de mudança governamental que vamos passar. Mas com tudo isso, foi de grande valia, muito esclarecedor”, avaliou a gestora Angélica Maurício.

Além da mostra, Cabo Frio participou das atividades de Fortalecimento da Atenção Básica, Integração da Vigilância e Atenção Básica, Planejamento e Prestação de Contas, Processos de Contratualizações de Serviços de saúde. Como resultado do encontro, que reuniu cerca de quatro mil pessoas, segundo os organizadores, foi elaborada uma carta de intenções, documento oficial do Conasems 2018, com o resumo das deliberações acordadas para a saúde no país.

O Conasems é um evento que reúne as secretarias municipais de saúde do Brasil e conta com a participação de gestores e técnicos do SUS, das secretarias estaduais, do Ministério da Saúde e de entidades como Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Fiocruz e Conselhos Regionais de profissões da saúde.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.