Livro “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios” é lançado no Solar

O Solar dos Massa recebeu nesta quinta-feira, dia 9, o lançamento do livro “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX”. A noite foi de casa lotada para prestigiar os escritores, o historiador Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e a pesquisadora Rose Fernandes.

A obra fala sobre a pesca da baleia na ponta dos Búzios, que nos séculos XVIII e XIX, época retratada no texto, pertencia a Cabo Frio e lança hipóteses sobre a formação de parte da região a partir do perfil da população indígena. A formação de estruturas populacionais, entre os anos 1700 e 1800, em áreas onde hoje ficam os municípios de Búzios e Cabo Frio é investigada de forma paralela pelos autores da obra.

“Coincidentemente o Luiz Guilherme e eu tínhamos estudos sobre o mesmo tema, com abordagens distintas e resolvemos nos unir para confeccionamos essa publicação. Os artigos podem ser lidos separadamente ou de forma complementar” – explica a pesquisadora Rosa Fernandes.

Os autores concordam que o que os inspirou a escrever foi a tentativa de resgate da Cultura e memória da região.

“Temos muito a avançar no conhecimento da história local. Sou professor nos municípios de Búzios e Cabo Frio e sinto que temos uma grande carência de materiais de pesquisa sobre a Região dos Lagos. Essa é uma oportunidade de avançarmos na área – fala Luiz Guilherme Scaldaferri.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.