Palestra sobre BNCC reúne representantes de 11 municípios

Com transmissão ao vivo, a professora mestra Cleuza Rodrigues Repulho ministrou palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular, com o tema “BNCC e Regime de Colaboração”, durante o Encontro Regional de Secretarias de Educação, realizado em Cabo Frio, nesta sexta-feira (29). O encontro ocorreu no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb e contou com a presença de representantes de 11 municípios. O coral de alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, sob a regência da professora Tânia Márcia, fez uma participação especial, cantando o Hino de Cabo Frio à capela.


SAIBA MAIS

Rotary entrega óculos para alunos da Rede Municipal

Assistentes de alfabetização classificados devem comprovar habilitação

Alunos da rede municipal participam da Campanha “Mares Limpos” que acontece neste sábado (30)

O prefeito em exercício Aquiles Barreto, durante a abertura do encontro, destacou a importância da regionalização do ensino, respeitando as peculiaridades de cada comunidade. “A Educação de qualidade é para os nossos alunos”, ressaltou o prefeito. Para o secretário de Educação de Cabo Frio, Alessandro Teixeira, a integração entre os municípios é vital para a evolução das redes. “A Educação é um exercício plural e não singular. Precisamos avançar, ir além nas pautas pedagógica e administrativa”, enfatizou Alessandro. A superintendente de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais da Secretaria, Márcia Tardelli, reiterou a importância do trabalho coletivo. “Os municípios precisam fortalecer o trabalho conjunto, num alinhamento dos currículos e projetos político-pedagógicos para que cheguem às salas de aulas e sejam efetivados”, destacou Tardelli.

Na ocasião, a Secretaria de Educação lançou a Cartilha para uma Educação Antirracista, disponível no site oficial, uma iniciativa da Coordenação de História e Cultura Afro e Indígena do município. “Precisamos superar o racismo na Educação e na sociedade, ampliando a discussão, construindo e reconstruindo conceitos”, enfatizou a coordenadora responsável pelo projeto, Márcia Fonseca.

Palestra

Professora Cleuza, consultora sênior da Fundação Lemann, compartilhou conceitos importantes da Base Nacional, que deve ser implantada por todas as redes públicas e iniciativa privada até 2019. A base já está definida para os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. “A BNCC é o começo da construção, não é o fim. Ela traça as diretrizes dos conhecimentos que alunos de todo o Brasil precisam saber, dando o rumo e equidade da Educação”, pontuou a palestrante, enfatizando que as questões locais podem e devem ser incluídas. Professora Cleuza lembrou que a conjugação dos 200 dias letivos e o cumprimento das 800 horas (mínimo), previstos em Lei, permanecem como regra para o cumprimento do ano letivo. A BNCC traz na sua estrutura dez competências gerais que devem ser levadas em conta no processo educacional e a professora lembrou que eles precisam estar relacionados. “O grande desafio da Base é chegar até a sala de aula, nos planos de aula do professor”, indicou, falando ainda da progressão da aprendizagem e da intencionalidade educativa.


Cleuza Repulho aproveitou a oportunidade para convidar os municípios presentes a uma construção coletiva, citando como exemplo consórcios criados para tratar de questões comuns a determinadas regiões. Falou também da importância da construção de uma base estadual. Cleuza Repulho já ministrou oficinas sobre a BNCC para mais de dez mil professores em todo Brasil, além de palestras em 12 fóruns estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Encontro

O Encontro Regional, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio em parceria com a Fundação Lemann teve a presença de representantes das secretarias de Educação de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Quissamã. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, Câmara Municipal de Cabo Frio, Teatro Municipal, Escola Edilson Duarte, Universidade Veiga de Almeida e D&C Móveis Planejados.

Material disponibilizado pela palestrante:

https://prezi.com/view/Qjz6cxM4LYngKWlJaJIM/

Acesse a Cartilha para uma Educação Antirracista:

https://goo.gl/QXM468

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.