PAM de Unamar vai orientar pacientes no Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Posto de Saúde Dr. Paulo Silva, o PAM de Unamar, vai realizar nesta quarta-feira (29), uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A iniciativa visa orientar e tirar dúvidas sobre o tema. Os pacientes que estiverem aguardando atendimento serão abordados pelos agentes de saúde. A ação será realizada na parte da tarde, das 14h às 17h.

Para participar basta comparecer ao local. Na atividade serão discutidas informações sobre a doença, causas, sintomas, tratamentos e os interessados poderão fazer perguntas sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar pode acarretar.

O SUS oferece tratamento para tabagismo em mais de três mil municípios brasileiros, com profissionais de saúde capacitados, materiais de apoio e medicamentos gratuitos. Cabo Frio possui um programa voltado para o atendimento especializado às pessoas que desejam parar de fumar.

Quem quiser fazer parte do Programa Municipal de Controle do Tabagismo basta comparecer às segundas e terças na Sala 23 do PAM de São Cristóvão, das 14h às 17h para se inscrever apresentando carteira de identidade. Em geral, depois de inscritos, os interessados participam de quatro sessões em grupo, durante três meses de tratamento e, de acordo com cada caso, reposição de nicotina.

O objetivo do Programa Municipal, que segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), é oferecer informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, e tratamento para quem deseja abandonar o hábito de fumar.

Criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo determina o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

O tabaco

O tabagismo é uma doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.