Parceria garante qualificação para guias de turismo de Cabo Frio

A Secretaria de Turismo de Cabo Frio e o Sindicato dos Guias de Turismo do Rio de Janeiro (Sindegtur/RJ) acabam de fechar importante parceria que vai beneficiar tanto os guias de turismo quanto dos profissionais que atuam na Centrais de Atendimento ao Turista (CATs) da cidade. Em setembro o Sindegtur promoverá um curso de requalificação para guias de turismo do município, na sala de reuniões da Secretaria, no Terminal de Transatlânticos, e a contrapartida será oferecer aos funcionários do CAT capacitação gratuita em hospitalidade e logística.

Segundo o presidente do Sindicato, Fernando Baptista, o curso voltado para guias de turismo de Cabo Frio acontecerá no mês de setembro e terá cerca de 30 horas/aula divididas em três dias, com foco na requalificação profissional, abordando questões históricas, culturais, sociais e tecnológicas, entre outras. Todo o conteúdo será abordado em aulas teóricas e práticas presenciais, além de EAD (Educação à Distância através de apostilas). A inscrição terá custo de R$ 35, limitada a 30 vagas, e poderá ser feita ainda neste mês de agosto através do site do https://www.sindegtur.org.br

“O guia de turismo é por sua excelência e prerrogativas, um vetor natural de divulgação de qualquer destino turístico, além de ser o profissional indispensável no fomento, desenvolvimento e operacionalidade desta atividade, sendo um suporte fundamental em todo o processo da cadeia produtiva do Turismo. E quanto mais qualificado ele é, melhor será o serviço oferecido aos turistas que visitam Cabo Frio”, explicou Fernando.

O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo conta que todo o conteúdo programático do curso de requalificação será voltado para enfatizar e proporcionar o estudo, a observação e a possibilidade de se criar novos roteiros para a melhor realização do fenômeno turístico no destino Cabo Frio. Ele lembra, ainda, que todos os profissionais passarão por avaliações teóricas e práticas, e que os participantes que atingirem nota e frequência mínima necessárias receberão certificado e terão seus nomes incluídos no site da Prefeitura de Cabo Frio e do Sindegtur como profissionais qualificados.

Na legislação vigente, o Guia de Turismo é tutelado pelo Ministério do Turismo, através da portaria ministerial de nº 27 de 30 de janeiro de 2014, que estabelece requisitos e critérios para o exercício da atividade e dá outras providências. Segundo o presidente do Sindegtur/RJ, “a publicação revalidou e atualizou a legislação desta profissão que é a única regulada por decreto e lei federal no país”.

Já o treinamento para os funcionários dos Centros de Atendimento ao Turista de Cabo Frio acontecerá ainda neste mês de agosto. Serão dois dias de capacitação gratuita para cerca de 10 servidores, com foco em hospitalidade a logística. Atualmente a Secretaria de Turismo possui dois CATs, um na rodoviária de Cabo Frio e outro no Terminal de Barcos de Passeio, no Boulevard Canal. Em breve outros três serão abertos: um no Peró, um no Terminal de Transatlânticos, e outro na Praia do Forte, anexo ao Expo Lendas do Surf (“Museu do Surf”).

“Além de ser pioneira em todo o Estado do Rio, esta parceria entre a Secretaria de Turismo de Cabo Frio e o Sindegtur/RJ é um grande passo na valorização tanto dos guias de turismo quanto dos profissionais que atuam no atendimento dire
to aos turistas, nos CATs. E mais do que isso, promove uma importante aproximação do setor privado com esses profissionais tão importantes dentro da cadeia produtiva do turismo”, explicou o secretário Radamés Muniz.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.