Prefeito Dr. Adriano recebe comissão organizadora da 1ª Semana Sebastião Lan

Homenagem ao ativista acontece no fim de julho

 

O prefeito Dr. Adriano Moreno, o secretário de Governo, Miguel Alencar, a secretária de Cultura, Meri Damaceno e o de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo, receberam esta semana os organizadores da 1ª Semana Sebastião Lan. O evento, que vai homenagear o ex-lider sindical, assassinado em 10 de junho de 1988, é um resgate à memória do homem que lutou pela terra e pelos direitos dos trabalhadores rurais e marcou a história do sindicalismo na região.

Na reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito, estiveram presentes o filho e a viúva de Sebastião, Chiquinho Lan e dona Aquiles, além do cineasta Milton Alencar Jr., autor do documentário sobre vida e morte do ruralista e integrantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio. A proposta da programação foi entregue ao prefeito, que falou da importância da semana e da área rural da cidade como um todo.

“Sei da importância de Sebastião Lan para a história de nossa cidade e também de nossa área rural. Um dos meus objetivos é promover o turismo rural, temos uma área riquíssima e temos que promovê-la, valorizá-la. Não tenho dúvidas de que a Semana Sebastião Lan é o primeiro passo para isso”, declarou  o prefeito.

Quem foi Sebastião Lan

Nascido no Espírito Santo em setembro de 1942, Sebastião Lan se mudou para Cabo Frio em 1968, mais precisamente para Campos Novos, área rural da cidade. Foi ele que liderou o movimento par a reativação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, desativado pelos militares. Eleito presidente da entidade, Sebastião Lan não se deixou intimidar pelas ameaças dos grileiros e lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais pagando, inclusive, com a própria vida. Na véspera de ir à Brasília para entregar um relatório com diversas denúncias ao ministro da Reforma Agrária e que trataria da desapropriação da Fazenda Campos Novos, sofreu um atentado com seis tiros na Avenida Amaral Peixoto. Sebastião Lan, pai de 9 filhos, faleceu  cindo dias depois, aos 46 anos, deixando um legado de luta e coragem no campo.

A Lei 3029 de 8 de maio de 2019 institui na cidade de Cabo Frio a Semana Sebastião Lan. A programação do evento, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, será informada em breve.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.