Procon de Cabo Frio alerta para cobranças abusivas

A greve dos caminhoneiros que começou na última segunda-feira (21) já está afetando postos de combustíveis e prateleiras de supermercados. Mas não é só com a falta de produtos: a alta nos preços da noite para o dia, em proporções alarmantes, também está afetando o consumidor. Sobre isso, o Procon de Cabo Frio faz um alerta: levar vantagens sobre o consumidor é prática abusiva, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.


SAIBA MAIS

Procon leva atendimento ao Jardim Esperança

Procon autua postos de gasolina de Cabo Frio

Procon discute estratégia de fiscalização do comércio

“Estamos acompanhando de perto todas as notícias sobre a greve dos caminhoneiros e o desenrolar dela relacionado ao aumento abusivo tanto no preço do combustível quanto nos alimentos. A Lei N° 8078/90, que dispõe sobre os direitos do consumidor, diz, em seu artigo 39, incisos V e X, que é proibido exigir do consumidor vantagem claramente excessiva, sendo também vedada a elevação, sem justa causa, do preço de produtos ou serviço”, alertou Thiago Vasconcelos, supervisor do Procon de Cabo Frio.

Ele informa, ainda, que o órgão está nas ruas fiscalizando e averiguando diversas denúncias sobre aumentos abusivos nos preços para que a lei seja cumprida. “Importante lembrar que o estabelecimento que estiver descumprido a Lei poderá sofrer sanções que vão de multa até a interdição total de suas atividades, podendo, ainda, o infrator responder por crime contra economia popular, com pena de detenção, de dois anos a 10 anos de detenção, além de multa (lei nº  1.521/1951)”, informou Thiago, lembrando que dúvidas e denúncias podem ser apresentadas na sede do órgão, na Rua Florisbela Rosa da Penha, 282, Braga (antiga Prefeitura), de segunda a sexta, das 09h às 17h.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.