Reunião define realização do “Ecomar, dia de limpeza das águas” em Cabo Frio

Uma reunião, realizada na manhã desta terça-feira (14) no Terminal de Transatlânticos, definiu a organização do Ecomar, evento que tem como objetivo promover a limpeza das águas e das areias e que entrará para o calendário de eventos ambientais de Cabo Frio.

O Ecomar é fruto de uma parceria entre a coordenadoria do Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento e da Comsercaf e tem como principal objetivo a conscientização da população acerca da limpeza das praias e do leito do Canal do Itajuru.  A organização do evento é formada pelo Comitê Gestor do Programa Bandeira Azul, que comandou com sucesso a primeira parte da certificação da Praia do Peró.

“Cabo Frio precisa se conscientizar de que a preservação do seu meio ambiente, principalmente das praias, do próprio Canal do Itajuru e, por conseguinte, da Laguna de Araruama, significa a preservação da cidade como ponto turístico. O que o meio ambiente nos proporciona é o que mantém a nossa economia, portanto, toda atenção que se dê à sua preservação e manutenção, ainda é pouco por tudo o que ele significa para a nossa cidade”, destacou o coordenador do Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Estarão participando do evento o Iate Clube do Rio de Janeiro, Trilhas e Mergulho, Canoas Havaianas, Projeto Somar,  Convention Bureau, Mar Sem Lixo, Trilhas e Mergulho, Guarda Marítima, Secretaria de Educação., Amigos do Peró e Associação Cabo Frio de Pesca Submarina.

A idéia é concentrar o evento em três pontos: Praia do Forte, em frente à Avenida Nilo Peçanha, Praia de São Bento, no Canal do Itajuru e em Tamoios, em local da orla ainda a ser definido.

Nas praias, o trabalho será recolher todo o microlixo da areia, enquanto que no Canal Itajuru os mergulhadores da Associação cabo Frio de Pesca Submarina estarão retirando o lixo submerso, com o auxílio de embarcações.

A Comsercaf  irá disponibilizar o barco que recolhe o lixo da Ilha do Japonês, além da parte de transporte, quantificação e separação do material coletado.

“É um assunto de interesse geral para a cidade e que instiga o sentido de parceria entre a gestão pública e a sociedade no sentido de manter nossas praias e locais turísticos livres do lixo. Nosso presidente, Luiz Cláudio Gama já havia nos solicitado uma atividade de limpeza do leito do Canal do Itajuru e o evento da coordenadoria de Meio Ambiente veio na hora certa para podermos somar forças e conscientizar os cidadãos, comerciantes e pescadores, sobre a destinação adequada do lixo”, afirmou o diretor de Meio Ambiente da Comsercaf, Eduardo Pimenta.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.