Solar dos Massa recebe abertura da Semana do Folclore

Casa cheia na noite desta segunda-feira (20), para dar as boas-vindas às comemorações pelo Dia do Folclore (22). O Solar dos Massa recebeu o público que assistiu ao filme “Cabo Frio – Década de 40”. Até o dia 24 (sexta-feira) a secretaria de Cultura preparou uma extensa programação para resgatar as tradições e relembrar as figuras ilustres do folclore cabo-friense.

Um coquetel recepcionou os convidados e o Grupo de Câmara, uma orquestra de música Erudita, abriu a noite ao som do “Prelúdio Sonata nº 8” de Corelli e “Eu Te Amo” de Tom Jobim. O Solar dos Massa recebe ainda uma exposição permanente de cartazes ilustrando tradições e personalidades folclóricas de Cabo Frio. “O Folclore é o conhecimento que vem do povo. É o espaço onde mantemos vivas as raízes, o modo de ver, sentir e agir. Até mesmo a música Erudita, já foi popular em alguma época” afirma Fernando Chagas, secretário de Cultura.

Nesta terça-feira (21), no mesmo local, o evento tem início às 15h, com Zarinho Mureb e seus “Cantos e Causos”, e na quarta (22), o tema será a “Cabo Frio que eu Vivi”, onde personalidades vão falar sobre como era a cidade em outros tempos. Ainda no dia 22, às 18h, a antiga Biblioteca Municipal vai exibir “A Noite dos Tempos”, filme do diretor Ricardo do Carmo e fotografia de Lucas Muller. Às 20h, a Folia de Reis de São Cristóvão vai sair da Praça Porto Rocha, em direção à Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas.

Nos dias 23 e 24 (quinta-feira e sexta-feira), às 15h, o evento acontece no Solar dos Massa. Na quinta, histórias, contos, lendas e brincadeiras com alunos da rede pública de ensino. Para encerrar a comemoração, na sexta-feira (24), a palestra “Wolney, o Mestre do Olhar”, com o filho do fotógrafo Warley Teixeira, e uma exposição sobre a vida e obra do retratista.

O Solar dos Massa fica na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio.

Programação

20.08 – Solar dos Massa

18h – Exibição do filme “Cabo Frio década 40”.
Em seguida, causos sobre pessoas folclóricas cabo-frienses, com Meri Damaceno

21.08 – Solar dos Massa
15h – Cantos e causos com Zarinho Mureb

22.08 –Solar dos Massa

15h -“Cabo Frio que Vivi” com personalidades de nossa cidade, falando sobre a cidade em outros tempos.

18h – Exibição do filme “A Noite dos Tempos”

Praça Porto Rocha

20h – Folia de Reis

23.08 – Solar dos Massa

15h – Brincando e aprendendo com o folclore.

Histórias, Contos, Lendas, Música e Brincadeiras para alunos da rede pública de ensino.  

24.08 – Solar dos Massa

15h – “Wolney, o Mestre do Olhar” – Exposição e palestra sobre vida e obra do fotógrafo Wolney Teixeira, com Warley Teixeira.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.