Termina a temporada 2018/2019 da Bandeira Azul na Praia do Peró

Terminou, nesta sexta-feira (26), a temporada 2018/2019 do Programa Bandeira Azul Praia do Peró.  Após dois anos de luta e engajamento popular, a Prefeitura de Cabo Frio realizou o arriamento solene do maior símbolo de qualidade, sustentabilidade e acessibilidade que uma praia pode obter, que é a Bandeira Azul. Em seu discurso de agradecimento, o prefeito Dr. Adriano anunciou ainda a inscrição da Praia do Foguete para receber o selo. As escolas municipais que participam do programa realizaram o plantio de mudas de restinga.

“Minha intenção é que essa conquista não seja um castelo de areia, que a onda vem e leva.  Vou transformar a manutenção da certificação em projeto de lei para que os próximos governantes sejam obrigados a fazer de tudo para cumprir os critérios para a continuidade da certificação Bandeira Azul. Não só na Praia do Peró, mas também do trecho da Praia do Foguete que, inclusive, já fizemos a inscrição, dando o primeiro passo para a certificação.  Para isso, conto com todos vocês”, finalizou, emocionado.

Com a presença de todos os atores que, de alguma forma, contribuíram para que a Praia do Peró recebesse a Certificação Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), a praia amanheceu radiante para o evento que marcou o fim do primeiro período da Bandeira Azul. Uma conquista sonhada por muitos e que tornou-se realidade apenas com a união e o engajamento.

A solenidade teve início com a apresentação das conquistas da certificação atual e das expectativas em relação à renovação do selo por parte dos coordenadores locais do Bandeira Azul, Magno Maiques e Paloma Arias. A mestre em paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento, Anne Apcelo, apresentou as mudanças estruturais que serão necessárias para a manutenção da certificação, inclusive com a construção de novos quiosques, todos com itens de acessibilidade, inclusive, banheiros e chuveiros.

Em seguida, o secretário de Turismo, Radamés Muniz, apresentou os dados levantados pela pasta durante a certificação, e que segundo ele, são “altamente positivos” para o setor hoteleiro (ocupação de 95% em média, durante o período de certificação), comércio (aumento de 30% nas vendas) e atração de novos visitantes ligados ao turismo ecológico, sustentável e de acessibilidade (30% a mais de turistas vindos do Estado de São Paulo).

Na sequência, o prefeito Dr. Adriano Moreno, emocionado, agradeceu aos servidores das Coordenadorias do Meio Ambiente, Assuntos Fundiários e Posturas, das Secretarias do Turismo, de Ordem Pública e da Mobilidade Urbana, à Polícia Militar e, principalmente, aos moradores do Peró que, há cerca de três anos, iniciaram o movimento que veio redundar na Certificação Internacional, em 20 de setembro de 2018.

“Essa é uma conquista de todos vocês, moradores, comerciantes e empresários do Peró, que trouxeram para Cabo Frio esta certificação. Eu, como prefeito, não posso me apossar de uma conquista que é, genuinamente, do povo. Eu só tenho a agradecer a todos os servidores municipais que encamparam esta luta pela certificação e, a maior de todas as lutas, a da manutenção, que nem essa mancha de óleo trazida pelo mar conseguiu atrapalhar”, afirmou.

Com a presença de associações de movimentos como “Amigos do Peró”, formado por moradores do bairro; “Atletas do Peró”, formado por pessoas da terceira idade, e de outras entidades de moradores de outros bairros, o prefeito Dr. Adriano Moreno convocou a cidade para novas certificações e anunciou que transformará a manutenção da Certificação Bandeira Azul em Projeto de Lei.

Estudantes plantam mudas na orla

Alunos das escolas municipais Evaldo Salles, Etelvina Santana da Fonseca (ambas no Peró), Profª Yone Nogueira (Cajueiro) e da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista (Campos Novos) realizaram o plantio de Ipomoea pes-caprae, ou Salsa-da-praia, ao longo da orla do Peró. As unidades escolares envolvidas no Programa Bandeira Azul realizaram atividades na área da Educação Ambiental, que norteiam as propostas para o cumprimento dos critérios para a manutenção da certificação da praia.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.