Notícias Saúde Vigilância em Saúde Ambiental

Vacinação antirrábica em Tamoios, Cabo Frio, é adiada para o dia 14 de julho

Imunização de cães e gatos será em esquema volante, com equipes percorrendo as residências

A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos prevista para atender o bairro Santo Antônio, em Tamoios, nesta terça-feira (9), precisou ser adiada para o dia 14 de julho devido ao mau tempo. A imunização será volante, por conta da pandemia do coronavírus, seguindo a determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde.

Os agentes de controle de endemias vão percorrer as residências do bairro. A equipe também irá atender em uma base montada no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, das 9h às 14h. A imunização é voltada para os animais a partir de três meses de idade. Nos casos dos de médio ou grande porte, é necessário o uso de focinheira.

VACINAÇÃO EM SÃO CRISTÓVÃO ESTÁ MANTIDA

No dia 23 de junho a ação acontecerá no bairro São Cristóvão, no primeiro distrito de Cabo Frio. Além de percorrer as residências, os agentes também aplicarão a vacina antirrábica no ponto de atendimento que será montado na praça do bairro, e funcionará das 9h às 14h.

O mutirão de vacinação vai percorrer, ainda, vários outros bairros de Cabo Frio. O cronograma será divulgado mensalmente. A previsão é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, que vai até dezembro.

Além da campanha nos bairros, os agentes de controle de endemias também aplicam a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Vigilância em Saúde Ambiental, localizada na rua Índia, nº 40-A, bairro Jardim Flamboyant, no primeiro distrito de Cabo Frio.

A raiva é uma doença fatal, tanto para animais quanto para humanos. Devido à implantação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, em 1973, pelo Ministério da Saúde, que preconizou as campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, o estado do Rio de Janeiro não registra casos de raiva em cães e gatos há duas décadas, podendo caracterizar controle da variante 2, que corresponde à transmissão por cães.

Boletim COVID-19 Saúde

Boletim COVID-19 [09/06/2021]

BOLETIM CORONAVÍRUS – atualizado em 09/06/2021 – 10:00

A Prefeitura de Cabo Frio divulga, nesta quarta (09), os dados da Covid-19 no município, que está na Zona Laranja de contaminação.

Observação: nesta lista estão sendo informadas as datas em que ocorreram os óbitos confirmados no boletim de hoje, que estavam em investigação. A confirmação da morte por Covid-19 no boletim só ocorre após a devida investigação da causa do falecimento.

Seguem os dados de hoje:

• Confirmados: 11.277 (11.234 até o dia anterior)
  • Descartados: 11.296 (11.215 até o dia anterior)
  • Recuperados: 9.783 (9.747 até o dia anterior)
  • Óbitos de períodos anteriores confirmados hoje: 3
  • Óbitos até hoje: 597
  • Óbitos em investigação: 26 (dia anterior 29)

Datas dos óbitos de períodos anteriores contabilizados no Boletim desta quarta (09/06/2021)

10/03/2021 – UPA 2 / Tamoios
01/06/2021 – Clinerp / Cabo Frio
25/03/2021 – UPA 2 / Tamoios

• Ocupação de leitos para Covid-19 no município:

(Público + Privado)
UPG+UTI: 27/35 = 77% (83% até o dia anterior)
Enfermaria: 11/39 = 28% (28% até o dia anterior)

UPG: 3/7 = 43% (57% até o dia anterior)
Enfermaria: 4/22 = 18% (23% até o dia anterior)

Privado
UTI: 24/28 = 86% (89% até o dia anterior)
Enfermaria: 7/17 = 41% (35% até o dia anterior)

O governo municipal informa que os dados epidemiológicos estão sujeitos à revisão, e disponibiliza seção exclusiva com o conteúdo oficial referente a boletins, notícias, comunicados, notas e informativos sobre a situação do coronavírus no município por meio do link www.saude.cabofrio.rj.gov.br.

Cultura Destaque Notícias

Jardim Esperança, em Cabo Frio, recebe polo para atendimento cultural

Localizado na praça do bairro, espaço funcionará toda sexta-feira recepcionando agentes culturais

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura, nesta sexta-feira (12), um polo de atendimento para os agentes culturais do Jardim Esperança. A sede será instalada na praça do bairro, na Estrada Velha de Búzios. Num primeiro momento, o espaço ficará aberto toda sexta-feira, das 9h às 16h, para receber os moradores e agentes culturais que desejam dar sugestões e tirar dúvidas a respeito do espaço e das ações culturais promovidas pelo governo municipal.

A ideia é utilizar o ambiente para registrar os artistas do grande Jardim, e auxiliá-los no preenchimento de editais e projetos, além de preparar o local para futuras ações da Secretaria Municipal de Cultura, como a implantação de uma sala de leitura junto à Nova Feira do Livro, instalada no local nesta terça-feira (8).

De acordo com a supervisora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura, Luciana Branco, o novo espaço vai possibilitar a aproximação dos moradores às atividades culturais realizadas pela pasta no grande Jardim.

“A conquista de um espaço especialmente voltado para atender artistas e produtores do Jardim Esperança e bairros vizinhos possibilita melhores ações culturais, além de abrir caminho para políticas públicas que preencham seus anseios e necessidades. Ouvir os agentes culturais será o primeiro ato de muitos nessa nossa caminhada a partir de agora”, declarou Luciana.