2ª Palestra do Ciclo de Debates ‘Gestão Democrática na Escola’ aconteceu na Escola Edilson Duarte nesta quinta (14)

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação/Coordenação de Formação Continuada, realizou a segunda palestra do Ciclo de Debates “Gestão Democrática na Escola”, nesta quinta-feira (14). O encontro aconteceu na Escola Edilson Duarte, bairro Jardim Caiçara, com o tema “Os desafios da participação da comunidade escolar em defesa da escola pública”.

O tema foi debatido pelo Professor Doutor Jorge Nassim Vieira Najjar, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 108 profissionais de educação da Rede Municipal, presentes durante a palestra.

Entre os debates, destacou-se a necessidade de um olhar mais acurado a respeito das ameaças que a educação democrática tem sofrido no contexto atual, em especial com a institucionalização da militarização das escolas e o projeto político educacional de “escola sem partido”. Também foi frisado, que para a gestão democrática se efetivar, não são apenas necessárias eleições para a equipe diretiva das unidades escolares e a existência de Conselhos Escolares atuantes, mas igualmente ações que garantam de fato a entrada e a permanência dos alunos nas escolas, e sobretudo que estas sejam capazes de “empoderar” o aluno.

O Ciclo de Debates, que priorizou atender todas as áreas do município, com palestras no bairro Jardim Esperança e Centro, encerra nesta sexta-feira (15) com a palestra “O conselho Escolar como caminho para a Gestão Democrática”, ministrada pela Professora Doutoranda Alba Valéria Baensi da Silva (UFF), na Escola Municipal Wanda Pereria Roque, bairro Samburá, em Tamoios.

Os participantes receberão certificado de 3h para cada palestra ou certificado único de 9h para os participantes de todo o ciclo. As certificações serão enviadas através do e-mail institucional para profissionais da rede e para o e-mail cadastrado, no momento da inscrição, para os demais participantes. As inscrições foram encerradas nesta segunda-feira (11).