Dia da Terra comemorado com caminhada no Geoparque Costões e Lagunas

Evento aberto ao público terá presença de professores, pesquisadores e alunos da UFRJ e UERJ

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio da Coordenação de Formação Continuada, em parceria com o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Museu da Geodiversidade (UFRJ), Departamento de Geologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Parque Estadual Costa do Sol e outras instituições, promoverá evento em celebração ao Dia Da Terra, celebrado em 22 de abril. O evento gratuito contará com caminhada no Geoparque Costões e Lagunas, no dia 27 de abril (sábado), e é destinado não apenas aos professores, mas também aos munícipes que queiram participar.

A primeira etapa será às 9h nas Dunas do Peró, em Cabo Frio, no Condomínio Aquadunas e depois às 14h, no Mangue de Pedra, em Armação dos Búzios, na descida da trilha que sai da rua Carlito Gonçalves. As fichas de inscrições para as atividades estão disponíveis no link https://bit.ly/2IqONr6, também no site e na página do Facebook do Geoparque.

Os participantes poderão escolher no momento da inscrição se farão as duas ou apenas uma das caminhadas propostas. As caminhadas são em áreas naturais e por isso é importante utilizar roupas confortáveis, calçados adequados (como tênis ou botas de caminhada), protetor solar, chapéu ou boné. Não se esqueça de levar água e se achar necessário lanches.

A caminhada terá uma equipe formada por professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e será dentro da área do Geoparque: as Dunas do Peró (Cabo Frio) e o Mangue de Pedra (Armação dos Búzios). Na oportunidade, os participantes receberão informações sobre o que é um geoparque e sobre geodiversidade, biodiversidade, geologia, ecologia, recursos hídricos, história e pré-história, temas relacionados aos 4,6 bilhões de anos de evolução planetária.

Objetivo: Conceituar o que é um geoparque; conhecer sobre a geodiversidade, biodiversidade, geologia, ecologia, recursos hídricos, história e pré-história do Geoparque Costões e Lagunas; fortalecer a iniciativa de tornar o geoparque Costões e Lagunas como um geoparque global reconhecido pela UNESCO.

Segundo a UNESCO Geoparque são áreas geográficas, onde sítios e paisagens com grande relevância geológica de nível internacional são geridos dentro de uma visão holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O Projeto Geoparque Costões e Lagunas é uma das diversas iniciativas brasileiras para implantação de geoparques. Atualmente o Brasil só conta com um geoparque chancelado pela UNESCO, o Geopark Araripe, no Ceará. Nossa intenção é conseguirmos esta chancela para ser um Geoparque Global da UNESCO. Nosso projeto abrange 16 municípios litorâneos desde Maricá até São Francisco de Itabapoana. Nos próximos anos as atividades comemorativas serão realizadas em todos eles.

Para mais informações visite o Geoparque nas redes sociais:

www.geoparquecostoeselagunas.com