Campeão Brasileiro larga na frente e lidera primeiro dia do “Brasil-Centro”

O Campeão Brasileiro Leonardo Crespo, do Iate Clube do Rio de Janeiro, largou na frente na disputa pelo título do Brasil-Centro de Optimist e Seletiva, e lidera a competição após o primeiro dia de regatas na Praia do Forte, em Cabo Frio, depois de travar uma verdadeira batalha no mar com o vice campeão sul-americano e atual campeão da competição, Lorenzo Balestrin, do Clube dos Jangadeiros, de Porto Alegre, que terminou o dia na segunda colocação. O campeonato foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (16), com uma solenidade na subsede do Iate Clube do Rio de Janeiro, no canto da Praia do Forte, com a presença do prefeito Marquinho Mendes, da secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, do coordenador de Eventos, Saulo Mira, entre outras autoridades.

Programação da Festa de São Jorge começa neste sábado em Cabo Frio

Pesquisa do Trip Advisor coloca a Praia do Forte entre as 25 melhores do país

No primeiro dia de competição o carioca Bernardo Martins, do CNC, terminou na terceria colocação; o baiano Ricardo Coutinho, do Yatch Clube da Bahia, chegou em quarto e o velejador Pedro Madureira, do Iate Clube do Rio de Janeiro, em quinto. Gustavo Glimm, do Rio Grande do Sul, lidera na categoria Infantil. A paulista Gabriela Vassel terminou o dia na primeira colocação na categoria infantil e Luiza Moré, do Rio grande do Sul, foi a melhor na categoria juvenil.

Antes da competição, que reúne mais de 100 atletas brasileiros com idade entre 7 e 15 anos), o prefeito Marquinho Mendes deu as boas vindas aos atletas e seus familiares: “É um prazer receber vocês (competidores) em nossa cidade. Tenham um ótimo campeonato e voltem outras vezes para desfrutar das nossas belezas naturais. Estaremos sempre de braços abertos para recebê-los”, convidou o prefeito. A secretária Fabíola Bleicker reforçou o convite: “Fico muito feliz de ter vocês aqui na cidade. Vocês são o presente e o futuro do nosso esporte. Boa sorte a todos e bons ventos”, declarou a Secretária.

Leonardo Crespo e Lorenzo Balestrin não demoraram muito a se destacar nas regatas do primeiro dia com vento de 8 a 15 nós no mar cabo-friense. Lorenzo, vice campeão Sul- Americano, no Uruguai, competição que contou com a participação de 168 jovens atletas de 12 países, veio a Cabo Frio para brigar por uma vaga no Mundial, que será disputado no segundo semestre, no Chipre.

Leonardo Crespo que dominou o Brasileiro da Classe, disputado em janeiro, no Yacht Clube da Bahia, foi o brasileiro mais bem colocado (37º) no mundial disputado ano passado na Tailândia, mostrou porque é um dos principais nome da Vela Jovem.

Os dois atletas, apesar da rivalidade em águas cabo-frienses, velejaram juntos e levaram o Brasil ao podium no Sul- Americano. Os dois integraram a Equipe BRA1 que conquistou o Bronze por equipe no Uruguai, em março.

As vagas para o Mundial, o Europeu e o Norte-Americano serão definidas de acordo com a classificação de cada atleta, após a soma dos resultados do Brasileiro com o Brasil-Centro de Optimist. Os cinco primeiros colocados no resultado agregado dos dois campeonatos estarão classificados para o Mundial, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro em Limassol no Chipre.

Os três velejadores seguintes, sem ser os cinco classificados para o Mundial, e a primeira menina melhor classificada, carimbam o passaporte para o Campeonato Europeu, na praia de Scheveningen, em Hague, na Holanda, de 22 a 30 de junho.

Os 11 velejadores classificados em seguida e as quatro meninas vão disputar o Campeonato Norte-Americano, no Vallarta Yacht Club, no México, de 22 de junho a 1º de julho. O segundo dia de regatas começou ao meio-dia desta terça-feira (17), na Praia do Forte.