A Prefeitura de Cabo Frio inicia na próxima segunda-feira (7) campanha de intensificação da vacinação de rotina da tríplice viral (sarampo/rubéola/cachumba). A ação será realizada prioritariamente crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de 7 a 25 de outubro. As doses estarão disponíveis em 29 salas de imunização, nos horários de funcionamento de cada unidade, e o Dia D acontece em 19 de outubro com nove salas de vacinação.
De 18 a 31 de novembro será a vez de adultos jovens até 29 anos se imunizarem contra a doença e, para isso, também estarão disponíveis 29 salas de vacinação. O dia D será realizado em 30 de novembro com nove salas de atendimento. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as crianças são prioridade na primeira fase devido à elevada incidência dos surtos nesta faixa etária em 2019 e por ser este público mais suscetível de desenvolver complicações derivadas da doença como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonia. Importante ressaltar que a patologia pode levar o óbito.
“O vírus do Sarampo está circulando no Estado do Rio e a forma mais eficaz de forma proteção é a vacina. Sem vacinação as pessoas ficam expostas a uma doença que é altamente contagiosa e pode desenvolver para complicações muito graves e até levar à morte”, explicou a médica Lucy Pires, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.
Segundo a Coordenação de Imunização do município, o objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo. As nove salas que farão o atendimento às crianças no dia D, em 19 de outubro, são: PS de Unamar, PAM de Santo Antônio, UBS Praia do Siqueira, os ESF’s do Jardim Caiçara, do Jacaré, da Boca do Mato e do Cajueiro; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz. Todas funcionarão das 9h às 17h. Estes mesmos locais farão o atendimento no dia D voltado para o público de 20 a 29 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, o dia D é uma estratégia que atende, principalmente, aquelas pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana. Cabo Frio vem intensificando a vacinação de sarampo desde agosto em todas as unidades de saúde, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.