Reforço das equipes médicas e o foco para promover o contato e agendamento com o paciente acabou com a espera pelo serviço
A saúde cabo-friense conseguiu dar importante passo para agilizar uma situação que se arrastava, há mais de dois anos, no município: a fila de espera para consulta ortopédica. Somente em Tamoios, mais de mil pessoas aguardavam pelo atendimento e a Prefeitura de Cabo Frio zerou, neste mês, a demanda reprimida desde 2021.
Para zerar a fila de espera, a Secretaria Municipal de Saúde contratou mais cinco médicos especialistas em ortopedia para atuarem no Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios. Além do reforço no corpo médico, uma força tarefa foi realizada para entrar em contato com cada paciente da fila de espera, para agendar a data e o horário da consulta. Somente no mês de agosto, foram agendados 1.109 pacientes.
Sem essa demanda reprimida, a partir de agora, as consultas para ortopedia, em Tamoios, estão sendo marcadas dentro do mês.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Bruno Alpacino, a expectativa é promover mais mutirões por especialidades no município, acabando com a espera por atendimento.
“Fizemos um levantamento para entender os maiores gargalos. Iniciamos os mutirões com o CEAD e os exame de imagem. Nosso próximo passo será com exames laboratoriais, nos mesmos moldes, realizando um verdadeiro intensivão de atendimento com equipe focada nos agendamentos da demanda reprimida”, afirma o secretário.