Iniciativa do Comud-PCD aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência
A 6ª Edição da Semana de Luta pelos Direitos das Pessoas com Deficiência, promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência (Comud-PCD) reuniu entidades e autoridades, além de oferecer serviços e apresentações artísticas para a população. O evento aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, instituído em 21 de setembro.
O tema “Rompendo Barreiras, Garantindo Direitos” norteou todas as atividades da Semana de Luta, que aconteceu entre os dias 18 e 22 deste mês. Participaram as secretarias de Assistência Social, Administração, Saúde, Educação, Criança e Adolescente, Cultura, as secretarias adjuntas de Esporte e de Assistência Social, além da psicopedagoga Carla Borges e o integrante da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Kleber Veríssimo.
Associações, entidades, e equipamentos também marcaram presença a exemplo da APPAA Casa Azul, ADTP21 Conviver e Aprender, Apae Cabo Frio e Tamoios, Centro de Inclusão de Deficientes Visuais da Região dos Lagos (CISDV), Núcleo Allan Lobato, Amiga da Mama, GAI, Mães Coragem, Ondinas, Centro Dia, Juntos pela Inclusão Social, Igreja São Jorge, Cras de Tamoios, e Associação Mãos de Ouro, OAB Cabo Frio, Instituto Somar.
“A pessoa assim que recebe o laudo sobre a sua deficiência inicia sua luta. A partir daí existem várias barreiras que precisão ser rompidas e, talvez, a mais difícil seja o preconceito seguida da luta pela inclusão. Somente quem é ou tem alguém na família com algum tipo de deficiência entende o que é preconceito e exclusão”, afirmou a presidente do Comud-PCD, Vanúbia Cezário Lopes.
Segundo a organização da Semana, os eventos têm como objetivo “chamar a atenção da população para as lutas da pessoa com deficiência, de forma que haja empatia, fortalecimento da causa, divulgação de direitos e discussões sobre políticas públicas”.