O treinamento teve como objetivo o fortalecimento do PETI junto ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente
O combate ao trabalho infantil é uma causa que exige constante aprimoramento e engajamento. Para fortalecer a luta contra essa realidade, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) promove a capacitação “Combate ao trabalho infantil no SUAS: fortalecendo o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, nesta terça (7) e quarta-feira (8), no Rio de Janeiro.
A capacitação foi composta por um total de oito módulos, distribuídos igualmente entre os dois dias. Os tópicos incluíram uma introdução ao PETI, um panorama sobre a questão da infância, origens dos olhares sociais para a criança e a construção dos direitos da criança. Além disso, o treinamento abordou práticas relacionadas ao acompanhamento de famílias em situação de trabalho infantil.
O público-alvo da capacitação incluiu profissionais que desempenham funções na área da assistência social, tais como técnicos de referência do PETI, coordenadores de Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE), técnicos de Vigilância Socioassistencial, coordenadores do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, e técnicos de Gestão Orçamentária e Financeira.
Cabo Frio foi representada pela equipe da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secria), formada pela coordenadora do PETI do município, Dra Kátia Simone; coordenadora geral da Secria, Dra Rafaela Monica; pelo coordenador do Ensino e Representante do Competi, o guarda municipal Douglas Ribeiro; e pela assistente social, Rosimeire Winter.
Esta iniciativa de capacitação foi promovida pela coordenação estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COOPETI), sob o guarda-chuva da Superintendência de Proteção Social Especial (SUPSE). Além disso, a capacitação contou com a colaboração de técnicos estaduais da Superintendência de Proteção Social Básica (SUPSB), Superintendência de Proteção Social Especial (SUPSE), e Superintendência de Gestão do SUAS (SUPGS).
O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG), no Centro do Rio de Janeiro.