Alunos da Rede Municipal de Cabo Frio participam nesta quarta-feira (24) da 5° Exposição de Ciência e Tecnologia realizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) de Macaé. Vinte estudantes do Centro Educacional M. Prof.ª Marli Capp e da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista vão participar da Feira de Ciência vão participar do evento com a apresentação de oito projetos.
Destes oito, quatro são relacionados aos jovens talentos da Escola Municipal Nilo Batista: “Caminhos de Darwin na Fazenda Campos Novos, na trilha das Evidências Científicas”; “Fazenda Campos Novos e a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, as relações históricas influentes no presente”; “A construção da trilha interpretativa Fazenda Campos Novos Escola Agrícola Nilo Batista, mapeamento, catalogação e estatística” e “Construção de uma trilha interpretativa ligando a Escola Municipal Nilo Batista à sede da Fazenda Campos Novos.” Dando seguimento aos projetos, os alunos apresentam: “A captação da água de chuva”, “Horta Suspensa em estrutura poliédrica”, “O jornal Nilo Batista News” e “Projeto desenho universal para aprendizagem”.
Segundo Brenno Azevedo, responsável pela Gerência de Ensino Médio e EJA da Secretaria de Educação, a participação dos alunos é uma oportunidade para inserção no meio acadêmico e o evento é de extrema relevância para a construção de uma sociedade mais igualitária. “O conhecimento é o bem mais importante que nós temos de fato ele é a chave do sucesso futuro, entretanto mais do que utilizá-lo como instrumento para realizações individuais, nós precisamos usar como construção de uma de uma sociedade mais justa, mais igual, pautada sobretudo no diálogo e no respeito aos direitos e a diversidade”, disse o responsável na abertura do evento nesta segunda-feira (22).
A exposição é aberta ao público e segue até sexta-feira (26), integrando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Professora Márcia Fonseca da Coordenação de História e Cultura Afro indígena também estará presente no evento na sexta-feira (26) apresentando a palestra: “Racismo e Educação”, promovendo uma roda de debates com a apresentação do filme: “Pode me Chamar de Nadir”.