Iniciativa acontece nos dias 28 e 29 de setembro para estudantes da Escola Municipal Achilles Almeida Barreto
O Programa Acessuas Trabalho, vinculado à Superintendência de proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, vai promover um projeto piloto chamado “CPF na Escola” para estudantes de 14 a 16 anos da Escola Municipal Achilles Almeida Barreto. A atividade acontece nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 15h, na sede da unidade escolar.
Participam da ação o posto da Receita Federal, em Cabo Frio; o setor do Cadúnico e do Subregistro, ambos da Secretaria de Assistência Social; e o Departamento de Identificação Civil do Detran (DIC).
O objetivo é a emissão gratuita do CPF para os estudantes que são o público-alvo do programa Acessuas Trabalho, que precisam do documento para se candidatarem a vagas de emprego. O programa oferta oficinas preparatórias para jovens que estão em busca da primeira oportunidade de trabalho.
Além do CPF, também serão emitidos documentos como 2ª via da certidão de nascimento e atualização ou primeiro cadastro no CadÚnico.
De acordo com a coordenadora do programa, Marluce Ferreira, a proposta da ação surgiu após percepção da equipe da falta de documentos básicos dos jovens para se candidatarem a uma vaga de trabalho.
“Os alunos participam também das novas oficinas do mundo do trabalho, então esse é o primeiro passo para um cidadão iniciar sua jornada profissional, ter toda a documentação. O que torna este projeto uma atividade muito importante, complementar às oficinas ofertadas pelo Acessuas”, explicou Marluce, acrescentando que a expectativa é de que sejam atendidos 120 alunos em cada dia.