Acolhimento Institucional de Cabo Frio promove capacitações para equipe e orientadores sociais

Atividades visam aprimorar o atendimento aos acolhidos na instituição

A equipe e orientadores sociais do Acolhimento Institucional Casa da Criança, em Cabo Frio, participou nesta segunda-feira (4) de um ciclo de capacitações promovido pela Prefeitura.

O equipamento é administrado pela Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente e é responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de casos encaminhados pelo Ministério Público ou pelo Conselho Tutelar.

Com o tema “Orientações Gerais: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes e seus Desafios”, a atividade foi ministrada pela equipe técnica e coordenação do casa e organizada pela diretora Miriam Santos. Ao final do treinamento, os participantes receberam certificados.

O treinamento continua na próxima quarta-feira (6), às 9h, com a palestra da assistente social, Rosi Winter, e com a assistente social na Superintendência da Pessoa com Deficiência, fundadora e presidente da Associação Mães Coragem Pais e amigos de Autistas, Raquel Simas, para falar sobre acolhimento e autismo. O objetivo é proporcionar uma formação contínua aos profissionais, preparando-os para situações emergenciais e aprimorando cada vez mais o serviço prestado.

A secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, ressaltou a importância das capacitações contínuas para garantir um atendimento de qualidade.

“As capacitações continuadas oferecidas aos funcionários são muito importantes, porque tanto a rotina do abrigo quanto do acolhido possuem especificidades de diversas naturezas, então é necessário que os funcionários saibam como proceder em situações que exijam manejo específico, como identificar situações de risco, alteração de comportamentos entre outros. Capacitar é oferecer suporte, informação e qualificação para que o serviço seja cada vez mais de excelência”, explicou a secretária.