Alunos da rede municipal apresentam projetos científicos na XIX Jornada Jovens Talentos para a Ciência

Nesta quarta-feira (12), quatro alunos da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista apresentaram projetos científicos na XIX Jornada Jovens Talentos para a Ciência, realizada no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Niterói. Os trabalhos acadêmicos foram desenvolvidos durante pesquisas realizadas pelos bolsistas de pré-iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Os estudantes apresentaram quatro produções:“Construção de uma trilha interpretativa ligando a Escola Municipal Nilo Batista à sede da Fazenda Campos Novos”, “Fazenda Campos Novos e a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, as relações históricas influentes no presente”, “Caminhos de Darwin na Fazenda Campos Novos, na trilha das Evidências Científicas” e “A construção da trilha interpretativa Fazenda Campos Novos Escola Agrícola Nilo Batista, mapeamento, catalogação e estatística”.

Segundo Brenno Azevedo, responsável pela Gerência de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação, a iniciativa possibilita a inserção dos estudantes no universo cientifico e a troca de experiências com outras ideias, projetos e jovens pesquisadores.

“Eles constroem essas produções através da realidade deles. Citando mais uma vez Paulo Freire, ‘educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante’. Quando o aluno se debruça sobre a pesquisa e aprofunda, entende que é importante para a vida dele, para o entorno de sua casa e escola, e que vai trazer mudanças para a sociedade”, afirmou.

A intenção da Gerência de Ensino Médio e EJA e das coordenações de Formação Continuada e Meio Ambiente, é ampliar o Programa Jovens Talentos para a Ciência na rede municipal de ensino, atendendo outras escolas de Ensino Médio.

A iniciativa foi criada em 1999 pelo Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho – CECIERJ/FAPERJ. O objetivo é oferecer bolsas de iniciação cientifica para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.