Assistência Social oferece oficina sobre acesso ao mundo do trabalho

A série de capacitações voltadas ao acesso ao mundo do trabalho, iniciada pela Secretaria Municipal de Assistência Social no dia 9 deste mês, terá nova oficina nesta quinta-feira (18). Com o tema “Competências de Valor Profissional” a oficina terá como palestrante Angelo Azevedo, filósofo, teólogo, coach, pós-graduado em gestão de empresas e negócios pela FGV.

A iniciativa é do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e acontece das 9h às 11h30 na sala de reuniões da Secretaria, no Braga. O público alvo são os jovens cadastrados nos Cras, com idade a partir de 14 anos e interessados em ingressar no mundo do trabalho, além de técnicos que atuam no serviço em equipamentos da Assistência Social. As vagas limitadas já foram preenchidas por usuários da rede, estagiários e técnicos da Semas.

Com lotação completa nesse primeiro momento, a qualificação será estendida aos usuários da rede através de novas oficinas, com o mesmo tema, que serão realizadas nos Cras, como informa a coordenadora do Acessuas Trabalho em Cabo Frio, Lúcia Oliveira: “A palestra desta quinta-feira representa o início de uma ação maior para promover o acesso ao mundo do trabalho. A semente plantada por Angelo Azevedo será levada adiante pelos participantes da oficina, que serão multiplicadores através do serviço oferecido nos Cras de Cabo Frio”.

Sobre o que representa a qualificação para os jovens usuários da Assistência Social, Lúcia destacou a importância de orientar quem busca oportunidade no mercado: “A orientação é importante porque prepara os jovens para ingressar e prosseguir no mundo do trabalho. O treinamento aborda questões como apresentação de currículos, comportamento em entrevistas e na forma correta de agir no trabalho, entre outras. Nossa função é direcionar, orientar em relação a busca por uma carreira profissional na vida”, explica a coordenadora.

Além desta qualificação, uma terceira oficina está programada para o próximo dia 23, das 9h às 11h30 também na sala de reuniões da Secretaria. O tema será “Empoderamento Feminino nos Dias de Hoje”, também com o palestrante Angelo Azevedo, onde será destacada a importância da liderança feminina na sociedade. O público alvo desta vez serão as mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social.

A Secretaria de Assistência Social fica na Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, no Braga.