Cabo Frio participa de evento sobre atendimento à população em situação de rua

A Secretaria de Assistência Social (Semas) esteve presente na “1ª Câmara Temática sobre o serviço de atendimento à população em situação de rua da Baixada Litorânea”. O encontro foi realizado na segunda-feira (22), na Casa de Cultura José Geraldo da Conceição Caú, em Araruama, e reuniu representantes de cinco municípios: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio.

De acordo com  Khatleen de Sá Teixeira, diretora do Departamento de Proteção Social Especial (Depse), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Cabo Frio, o evento foi motivado pelo aumento da população em situação de rua nas cidades dessa região. O evento teve o objetivo de somar esforços de todos e tratar este recorte populacional como uma demanda regional, uma vez que grande parte das pessoas em situação de rua é formada por migrantes de cidades vizinhas:

“Isso será possível com o aprimoramento da rede de informações e ações entre os municípios, que possibilitarão intervenções conjuntas para o restabelecimento dos vínculos familiares e a consequente reinserção nas famílias que residem em outras cidades” explicou Khatleen.

O município de Cabo Frio sediará o segundo encontro, com data e local a serem definidos. Um dos objetivos é ampliar a participação das instituições envolvidas com esse público, envolvendo outras entidades, como igrejas, comunidades terapêuticas e a sociedade civil, com ênfase nos próprios usuários em situação de rua.

Serviço:

Departamento de Proteção Social Especial (Depse) – Rua Florisbela Roza da Penha, 292, (sede da Semas) Braga;

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) “Dona Belinha” – Rua Alemanha, 132, Jardim Caiçara ;

Casa de Passagem – Rua Curitiba, 04, Jardim Olinda.