Iniciativas disponibilizadas na rede pública de saúde reforçam cuidados e prevenção
A Prefeitura de Cabo Frio está promovendo a campanha “Janeiro Branco”, reforçando junto à população a importância dos cuidados da saúde mental. A iniciativa visa disseminar informações sobre prevenção e acompanhamento, destacando uma série de serviços disponíveis na rede pública municipal para o bem-estar emocional.
Dentro dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, o município conta com a Coordenação da Saúde Mental, composta por aproximadamente 120 profissionais dedicados, incluindo psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, técnicos de enfermagem, cuidadores, fonoaudiólogos e assistentes sociais.
O programa de saúde mental abrange dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para pessoas com transtorno mental grave e persistente, um centro para infanto-juvenil (CAPSi), e um centro para cuidados de pessoas dependentes de álcool e drogas (CAPSAD). Além disso, existem ambulatórios que oferecem atendimento psicológico e psiquiátrico, assim como três residências terapêuticas que, atualmente, atendem a 25 pessoas.
Até o momento, 4.890 pessoas estão cadastradas no município, sendo que 1.685 recebem tratamento psicológico e psiquiátrico regularmente.
Ações da Atenção Básica para Promoção da Saúde
A rede de Atenção Básica oferece diversas atividades para a promoção da saúde mental, incluindo grupos de caminhada, alongamento e atividades físicas. Além disso, são fornecidas orientações sobre ações que visam melhorar a qualidade de vida, como alimentação saudável e outros hábitos contributivos para a saúde mental. Os interessados podem cadastrar-se diretamente nas unidades de saúde do bairro em que mora para participar das consultas e atividades oferecidas.
Cuidando de quem cuida
Como parte das atividades da campanha, a Prefeitura reservou um dia especial para cuidar dos servidores da saúde. Na próxima quinta-feira (25), das 14h às 16h30, na sede da Secretaria de Saúde, será realizada uma tarde de atividades especiais. Exclusiva para os servidores, a programação inclui uma apresentação musical com a psicóloga e musicista Laila Matias às 14h, seguida por uma roda de conversa sobre saúde mental com os psicólogos Matheus Siqueira e Renata Figueiredo às 14h30. O debate abordará temas como a importância da saúde mental, recursos disponíveis, e como buscar apoio para garantir o bem-estar emocional. Fechando a tarde de acolhimento, acontecerá uma oficina de pintura, onde será pintado um quadro de forma coletiva.