A iniciativa visa fortalecer a atuação das equipes de saúde, proporcionando maior acessibilidade aos serviços
Cabo Frio avança na abordagem de saúde ao descentralizar o serviço de planejamento sexual e reprodutivo, promovendo uma oficina direcionada a enfermeiros da rede de Atenção Básica. A iniciativa visa fortalecer a atuação das equipes de saúde, proporcionando mais acessibilidade aos serviços.
A oficina, ministrada pelas enfermeiras Kaina Gago e Cristiane Sampaio, aconteceu no auditório da Subsecretaria de Atenção Primária e Vigilância em Saúde para as equipes do distrito sede. O evento, que ocorreu nesta terça-feira (28), seguiu a recente capacitação realizada para os profissionais de Tamoios, ocorrida no dia 21 de novembro.
Anteriormente centralizado no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no bairro Braga, o serviço de planejamento sexual e reprodutivo agora será oferecido em todas as unidades de saúde do município. Essa descentralização visa ampliar o alcance desses serviços, garantindo que a população tenha acesso facilitado e eficiente.
A atenção em saúde sexual e reprodutiva é uma das áreas prioritárias da Atenção Básica à Saúde, guiada pelos princípios do respeito aos direitos sexuais e reprodutivos. Além de fornecer métodos e técnicas para concepção e anticoncepção, o planejamento familiar envolve a oferta de informações e acompanhamento, promovendo escolhas conscientes e livres.