Cabo Frio promove eventos para fortalecer o papel dos grêmios estudantis e a cidadania nas escolas

Atividades incentivaram os alunos na busca do exercício da cidadania e o desenvolvimento da democracia

Duas unidades escolares de Cabo Frio receberam, nesta semana, atividades para fortalecer o papel dos grêmios estudantis e a cidadania. Os eventos tiveram o objetivo de incentivar a participação dos estudantes no ambiente escolar, visando ao exercício da democracia e o fortalecimento do protagonismo estudantil.

Em Tamoios, o encontro foi realizado na Escola Municipal Professora Wanda Pereira Roque, na última segunda-feira (30). Já na região central de Cabo Frio, a atividade foi realizada na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, nesta terça (31).

As ações foram realizadas pela Equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, representada pela professora Jamel Junia, em conjunto com a coordenadora do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE/CF), Priscila Arantes. Também fez parte dos encontros o professor Ivan Emídio, que levou sua experiência quanto à realização de grêmios estudantis.

A aluna Kathleen, da Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, expressou sua satisfação com o evento. “Amei todos os representantes e tive muito mais ideias pra falar com minha turma. Vim com minha mente aberta para escutar mais, e amei toda gentileza e carinho que os profissionais me passaram”, disse ela.

Esses encontros visam o cumprimento da Lei 3.482, que instaurou a Política Municipal de Fomento e Incentivo às Organizações Estudantis na rede pública e particular de ensino do município, considerando a Lei Federal 7.398, de 4 de novembro de 1985, que assegura esse tipo de organização como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.