Cabo Frio realiza ação de preservação ambiental em Tamoios

Ação de retirada dos pneus foi realizada nesta quinta-feira (16), na Avenida Beira Mar

Mais uma importante operação de preservação ambiental foi conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, com o apoio das Secretarias Adjuntas de Obras e Mobilidade Urbana, Superintendência de Postura, Instituto Ecovida, Comsercaf e Guarda Municipal. A ação realizada nesta quinta-feira (16) visou à retirada de pneus e à substituição por mourões tratados da restinga de Unamar, no distrito de Tamoios, contribuindo para combater um crime ambiental e preservar o bem comum que é a natureza.

O trabalho conjunto de várias entidades do governo é um compromisso coletivo em proteger e conservar o meio ambiente. A remoção dos pneus foi realizada na Avenida Beira Mar, por meio de uma denúncia, juntamente com a substituição por mourões tratados que vão contribuir na preservação da restinga, conforme diretrizes estabelecidas pela legislação ambiental.

Além disso, os Artigos 3º e 4º da Lei n.º 12.651/2012 sobre Área de Preservação Permanente (APP), destacam a função ambiental dessas áreas, visando proteger recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade e assegurar o bem-estar das populações humanas.

A Avenida Beira Mar faz parte de uma Área de Preservação Permanente, por isso, segundo a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, esta operação exemplifica o cumprimento das diretrizes legais para preservação ambiental e promover a conscientização sobre a importância de proteger nossos ecossistemas naturais.

“Com a finalidade de preservar o meio ambiente, é essencial descartar adequadamente os pneus usados, pois este material em decomposição libera substâncias químicas prejudiciais ao solo e aos lençóis freáticos. Então, optamos por remover os pneus e utilizar mourões como alternativa mais adequada para preservar a saúde ambiental, aqui em Tamoios”, concluiu.

O descarte correto dos pneus é de responsabilidade da Comsercaf com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento.

Ouvidoria da Comsercaf: (22) 2648-8907
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 14h às 17h.
O número também é WhatsApp.
Atendimento por ordem de chegada das demandas, por isso é preciso aguardar o retorno do atendente sem enviar novas mensagens.