Cabo Frio recebe novas doses da vacina contra a Covid-19 e avança imunização nesta semana

Com o envio de novas doses pelo Estado, município irá vacinar a faixa etária de 42 a 45 anos até o dia 10 de julho

A Prefeitura de Cabo Frio alterou os dias da vacinação contra a Covid-19 das faixas etárias para esta semana. O motivo da nova logística é devido ao recebimento de 3.120 doses da vacina Janssen, para dose única de imunização; 2.532 doses da Pfizer, para primeira aplicação, e mais 3.970 doses da vacina AstraZeneca para atender com a segunda aplicação. Os imunizantes foram enviados pela Secretaria Estadual de Saúde.

O calendário de vacinação contra a Covid-19 em Cabo Frio segue à frente da faixa etária prevista no calendário unificado do Estado do Rio de Janeiro. Até o dia 10 de julho a campanha, na cidade, vai avançar até a faixa etária de 42 anos.

Com o novo quantitativo, as pessoas com 45 anos receberão a primeira dose do imunizante nesta quarta-feira (7), quem tem 44 anos recebe na quinta-feira (8), e com 43 anos na sexta-feira (9). No sábado (10) é a vez de quem tem 42 anos.

De terça a sexta a imunização acontece das 9h às 16h nas unidades de saúde que fazem vacinação contra a Covid-19, e também no sistema drive-thru. Já no sábado, a vacinação acontecerá em oito pontos específicos: no primeiro distrito o atendimento será nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Peró, Vila Nova, Guarani e Caiçara, e ainda no sistema drive-thru do Centro Municipal de Reabilitação, no bairro Novo Portinho; e em Tamoios no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, no bairro Santo Antônio, e no PAM do mesmo bairro.

Para se vacinar com a primeira dose, o cidadão deve apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e o comprovante de residência com endereço de Cabo Frio.

CABO FRIO CONVOCA POPULAÇÃO PARA MUTIRÃO DE APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE

A partir deste sábado (10) a Prefeitura de Cabo Frio vai dar início a um mutirão de vacinação para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A medida tem como objetivo ampliar o acesso desse público-alvo à vacina, evitando aglomeração e dividindo a vacinação em um dia de menor fluxo.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, até sábado (10) cerca de 9.700 pessoas com idade entre 70 e 79 anos devem estar no prazo para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Já para a última quinzena do mês de julho, a previsão é de que esse número chegue a 17.742 pessoas entre 60 a 69 anos.

Mesmo com o mutirão, a aplicação da segunda dose permanece acontecendo normalmente durante os dias de vacinação contra a Covid-19 nas unidades de saúde e drive-thru. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que o cidadão dê preferência para se imunizar no sábado seguinte à data agendada, e reforça que aos sábados a vacinação acontece em locais específicos, tanto para a primeira quanto para a segunda dose.

Para receber a segunda vacina, o cidadão deve ter tomado a primeira no município. No ato da vacinação deverá apresentar o documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS, comprovante de residência com endereço de Cabo Frio e cartão de vacinação com a data da aplicação da primeira dose.

REPESCAGEM ACONTECE EM TODOS OS DIAS DE VACINAÇÃO

As pessoas que não compareceram para se vacinar no período divulgado dos grupos prioritários anteriores devem procurar as unidades de saúde que fazem a vacinação contra a Covid-19 para receber o imunizante. A repescagem de quem não compareceu no período divulgado acontece em todos os dias de imunização contra o coronavírus. Cada grupo precisa apresentar os documentos gerais, comprovante de residência, e documentos de comprovação no caso das comorbidades e dos profissionais e trabalhadores dos grupos já atendidos.