Somente neste ano foram diagnosticados 80 novos casos no município
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, Cabo Frio destaca a relevância do tratamento e dos cuidados preventivos de saúde para combater essa doença infectocontagiosa transmitida pelo bacilo de Koch, através das vias aéreas ao falar, tossir ou espirrar.
Os principais sintomas da tuberculose incluem tosse persistente por mais de três semanas, seca ou produtiva, febre e sudorese noturna, além de emagrecimento inexplicável. Em Cabo Frio, de janeiro até 14 de março, foram diagnosticados 80 novos casos, ressaltando a importância da vigilância e intervenção precoce.
A saúde pública em Cabo Frio oferece acolhimento, diagnóstico e tratamento da doença. Em caso de suspeita, é fundamental que o cidadão busque a rede de atenção básica do bairro.
O tratamento é conduzido no Posto de Atendimento Médico (PAM), no bairro São Cristóvão, no Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, e no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios. O tratamento dura seis meses e é oferecido de forma gratuita.