Cabo Frio reimplanta Conselho Comunitário de Segurança Escolar

Evento foi realizado na manhã desta terça (9), na sede da Secretaria Municipal de Educação

O Conselho Comunitário de Segurança Escolar de Cabo Frio foi reativado na manhã desta terça-feira (9), em atividade realizada no Centro de Gestão Educacional Darcy Ribeiro, sede da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa de reativação visa não apenas reforçar a segurança nas escolas, mas também promover um ambiente propício para o desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos, fortalecendo os laços entre a comunidade escolar e as instituições de segurança pública.

Entre as responsabilidades e metas do conselho estão a promoção da integração entre a comunidade escolar, a Polícia Militar e outras entidades públicas e privadas, a identificação e análise dos problemas de segurança no ambiente escolar e seus arredores, a proposição e implementação de soluções para esses problemas e o acompanhamento de sua eficácia.

Além disso, o conselho também se dedicará à promoção de ações de prevenção à violência e à criminalidade nas escolas, bem como à realização de campanhas de conscientização sobre a importância da segurança escolar e a promoção de uma cultura de paz.

“Participar de um conselho é crucial para o progresso de toda uma sociedade. É nos conselhos que as comunidades aprendem a compreender a dinâmica da maioria e da minoria, um princípio fundamental da democracia. É essencial dar voz ao coletivo, e não se restringir apenas aos desejos individuais. Esta é uma lição vital que nossa sociedade precisa internalizar”, declarou a secretária-adjunta de Educação de Cabo Frio, Maria Raquel Tomé da Rosa.

O diretor da Escola Municipal Profª Leomari Garcia Barreto, Fabiano Xavier, foi indicado por uma comissão de diretores para assumir a presidência do conselho. Na ocasião, ficou deliberado que a vice-presidência do conselho ficará a cargo de um representante da Guarda Civil Municipal, que será indicado pela própria instituição.

A próxima reunião do conselho está agendada para o dia 7 de maio.