Cabo Frio relembra chacina de Vigário Geral com exibição de documentário e debate

Evento foi realizado no Charitas com a participação de alunos da rede pública de ensino

A Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, em Cabo Frio, promoveu na noite desta terça-feira (29) uma exibição do documentário “Vigário Geral – Lembrar Para Não Esquecer”, dirigido pelo cineasta cabo-friense Milton Alencar Jr. O filme aborda a chacina que marcou a história do Rio de Janeiro e do Brasil, em 29 de agosto de 1993, na comunidade do Vigário Geral, na capital fluminense.

Na ocasião, 21 pessoas inocentes foram mortas, incluindo crianças e adolescentes. O crime foi uma forma de vingança de policiais militares contra criminosos da região, que no dia anterior tinham feito uma emboscada e matado quatro policiais militares. Nenhum dos mortos na chacina tinha envolvimento com o crime.

O documentário foi exibido para uma plateia cheia, incluindo alunos da rede pública de ensino, do Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo. Os estudantes assistiram atentamente à história da chacina e dos desafios para a justiça no Brasil. Após a exibição, foi realizado debate mediado pelo secretário municipal de Cultura João Felix, com o cineasta Milton Alencar, o coronel da reserva da Polícia Militar, Valmir Alves Brum, que foi um dos responsáveis pela investigação do caso, e o público presente.

Na ocasião, Milton Alencar destacou a importância de lembrar da chacina para que ela não se repita. “É fundamental o exercício de preservar a memória, para que a gente possa construir novas gerações pensantes, para fazer uma análise dos acontecimentos para poder construir o futuro”, disse.

O coronel Valmir Alves Brum, entrevistado no documentário, afirmou que a chacina foi um marco na luta contra a impunidade no Brasil. “Foi um momento importante, porque conseguiu quebrar aquele ciclo de impunidade, só houve outra chacina 10 anos depois”, afirmou.

O jornalista e escritor, Octávio Perelló, que participou da exibição do filme e do debate, destacou a importância da realização de eventos culturais no município. “Eu fico muito contente de ser da cidade e poder reencontrar no Charitas, em uma noite de terça-feira, eventos que sejam pautados pela Cultura, que mostram pra gente a identidade local, regional mas que sempre façam um link para a questão nacional e global, isso é cultura e isso é isso é de extrema importante para a juventude”, afirmou.

O secretário de cultura de Cabo Frio, João Felix, destacou a importância da Casa de Cultura estar aberta e recebendo atividades culturais.

“É muito bom ver o Charitas recebendo exibição de documentário, exposições, entre outras atividades. Melhor ainda é ver a plateia cheia. Vamos manter esse ritmo de atividades, todas voltadas à comunidade artística e também o público que quer participar de debates e palestras, sobre variados temas. Dessa forma, vamos trazendo público para o Charitas e envolvendo às pessoas nessa sintonia cultural”, finaliza o secretário.

A Casa de Cultura José de Dome está localizada na Avenida Assunção, 855, Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 15h às 19h, aos sábados, domingos e feriados. O Charitas sedia exposições artísticas temporárias e permanentes.