Cerca de 70 orientadores educacionais dialogaram sobre a violência escolar nesta quarta (10)


A reunião mensal da Coordenação de Orientação Educacional aconteceu nesta quarta-feira (10) na Escola Municipal Edilson Duarte e reuniu cerca de 70 orientadores educacionais da rede municipal de ensino. O encontro, com o tema “Entre Indisciplinas, práticas pedagógicas e garantia de direitos: a trama da violência na escola”, teve a finalidade de dialogar e encontrar caminhos que minimizem esses casos, abordando também a indisciplina e os comportamentos violentos no ambiente escolar.

A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) por meio da Coordenação de Orientação Educacional e abordou as diferentes perspectivas e conceitos de violência (física, psicológica, sexual, negligência e abandono). Também foi debatida a relação entre violência e indisciplina, abordando os aspectos que diferenciam os comportamentos indisciplinados dos violentos.

Os orientadores discutiram os aspectos legais do tema, fundamentados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal,esclarecendo a relevância do ECA na garantia de direitos e deveres e na aplicação das medidas protetivas e socioeducativas. Três grupos trabalharam casos pontuais que acontecem na escola, possibilitando uma troca entre a Coordenação e os orientadores de campo.

“Foi muito positivo, não tínhamos como não discutir a questão da violência, já que esse tema está em destaque nos dias atuais. Essa troca é fundamental para a nossa formação, já que nos formamos, também, pela experiência do outro”, afirmou a coordenadora de Orientação Educacional, Natália Casemiro.

A Seme também fez uma homenagem ao Dia dos Professores, comemorado dia 15 de outubro.Todo mês os orientadores se reúnem com a Secretaria de Educação para discutir as questões do campo de trabalho nas escolas. O próximo encontro será no dia 14 de novembro.

 

EducaçãoNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: