Conferência da Juventude de Cabo Frio elege delegados e vota propostas para evento estadual

Evento ocorreu neste sábado (30), na Escola Municipal Professor Edilson Duarte

A 4ª Conferência Municipal da Juventude de Cabo Frio elegeu oito delegados que vão representar o município na etapa estadual. O evento ocorreu na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, no último sábado (30), e contou com a presença de representantes do Governo Municipal, do Poder Legislativo e da sociedade civil. Na ocasião, os participantes votaram as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual da Juventude, em outubro, e aprovaram o regime interno.

Como delegados, foram eleitos Erik Nicolas (Instituto Iguais); Ana Clara da Silva (UCE); Joyce Angélica Rosa Peroba (NEA-BC e Instituto Iguais); Rafael dos Santos (Parlamento Juvenil); Julia Vitoria Viana (Parlamento Juvenil); e Andressa Oliveira da Costa (NEA-BC). Na suplência, ficaram Raul Avenes Rodrigues e Patrick Almeida Soares.

O evento teve um pouco mais de 70 inscritos e foi abordada a temática: “Reconstruir no presente, construir o futuro: desenvolvimento, direitos, participação e bem viver”. Na ocasião, foram debatidas e planejadas ações concretas para promoção de políticas públicas para construção de um futuro melhor para os jovens cabo-frienses.

Os assuntos foram subdivididos em cinco eixos: 1 – direito à cidadania; à participação social e política; e à representação juvenil; 2: direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; ao território e à mobilidade; 3: direito à segurança pública; e ao acesso à justiça; 4: direito à cultura; ao desporto e ao lazer; à profissionalização; e ao trabalho e à renda; 5: direito à educação; 6: direito à diversidade e à igualdade; à saúde; a comunicação e a liberdade de expressão.

Para o superintendente da Juventude, João Souza, “essa programação é muito importante para a juventude de Cabo Frio por proporcionar um diálogo aberto sobre os principais problemas enfrentados pelos jovens e pela abertura de espaço de construção e transformação”.

A mesa de abertura também contou com a presença da secretária Municipal da Criança e do Adolescente, Betania Batista; da coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, Monique França; da secretária de Governo interina Luana Cabral. Também estavam presentes Vinicius Martins, da Secretaria de Governo; o representante do Parlamento Juvenil da Câmara Municipal, Alcebíades Terra; o presidente da Câmara, Miguel Alencar, e o vereador Davi Souza.