Defesa Civil Estadual e de Cabo Frio promovem simulado de desocupação na Apae

Ação aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e contou com 110 participantes

Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 21 de setembro, a Regional de Defesa Civil Estadual da Baixada Litorânea, em conjunto com a Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio, promoveu um simulado de desocupação na Apae. A ação foi realizada nesta quinta (21) e contou com a participação de 110 pessoas da instituição.

“O treinamento foi feito com os assistidos por quase dois meses e hoje colocamos em prática. Estamos absorvendo todo o conhecimento e técnica da defesa civil estadual porque a nossa intenção é replicar nas instituições de ensino, nas unidades escolares, nas instituições públicas pra gente poder disseminar essa cultura de prevenção e evacuação”, explicou o superintendente da Defesa Civil de Cabo Frio, Marcos Dothávio, acrescentando que a cidade foi contemplada para o simulado devido ao trabalho que a instituição municipal vem realizando nas escolas do município.

Ainda segundo a regional, o tempo de desocupação varia de acordo com o tamanho da unidade, mas em média, fica em torno de três minutos e meio. A iniciativa de realizar exercícios simulados de desocupação em instituições de apoio a pessoas com transtornos e deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas é inédita no Brasil, e o objetivo é instruir os assistidos, equipe pedagógica e equipe de apoio para lidar com situações de emergência, como incêndios e desastres naturais, por exemplo.

“O simulado de hoje é muito importante porque estamos medindo, inclusive, a capacidade dos nossos PCD’s. Ao longo do treinamento fomos diminuindo o tempo de resposta gradativamente e hoje concluímos o simulado com 3 minutos e 45 segundos’. O próprio comandante Torres avaliou que houve uma recepção de ensinamentos na Apae muito maior do que em outras unidades. Estou muito orgulhoso dos meus assistidos pela seriedade que eles tiveram no treinamento e no simulado”, comemorou Adalberto Pires, presidente da Apae Cabo Frio e do Polo Tamoios.

Além da Regional de Defesa Civil Estadual da Baixada Litorânea e Defesa Civil de Cabo Frio, participaram da ação a Guarda Civil Municipal (GCM) e a equipe de resgate da Secretaria de Saúde.