O armazenamento deve ocorrer em caixas de papelão ou garrafa pet
Os objetos perfurocortantes, como vidros, agulhas, seringas e espetos de madeira, se tornam armas quando descartados de forma incorreta, e podem oferecer riscos aos servidores que atuam na coleta domiciliar desse material. Com o objetivo de conscientizar a população, a Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) orienta sobre a melhor forma de descartar esse material.
Segundo a técnica de Segurança do Trabalho da autarquia, Érica Soares, a companhia registrou três casos de funcionários lesionados somente no ano passado.
“Mesmo o servidor usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), esses objetos ultrapassam os equipamentos. O cuidado com o armazenamento desses artefatos é fundamental para garantir a segurança dos servidores”, explicou.
Para evitar acidentes de trabalho, a técnica de segurança recomenda que vidros sejam armazenados dentro de caixas de papelão, de preferência lacradas; as agulhas, seringas e espetos de madeira devem ser descartados dentro de garrafas pet. Dessa forma, o cidadão contribui para uma coleta de resíduos mais segura.