Dia Nacional da Alfabetização – Mais de 5 mil alunos são alfabetizados na rede municipal de ensino

Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância de implementar melhores condições de ensino e aprendizagem no Brasil. Em Cabo Frio, 44 escolas da rede municipal atendem o Ensino Fundamental, alfabetizando 5.309 crianças a partir dos 6 anos de idade.

Desde junho de 2018, a rede municipal de ensino de Cabo Frio aplica o Programa “Mais Alfabetização” do Governo Federal, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é fortalecer o processo de alfabetização nas Unidades Escolares, executando o projeto por um período de 14 meses. Na rede, ele apoia as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do 1° e do 2° anos do Ensino Fundamental.

A equipe do Programa realizou seu primeiro encontro em junho de 2018, com a finalidade de discutir e refletir sobre métodos e ações pedagógicas para auxiliar a alfabetização (leitura, escrita e matemática) dos estudantes, a prevenção ao abandono e a distorção de idade do aluno e ano cursado. Nas 36 escolas participantes, são desenvolvidas ações de leitura, escrita e matemática como parte do programa.

Segundo o professor alfabetizador Jeferson Valadão Freire, que integra a Gerência do Ensino Fundamental I da Secretaria de Educação (Seme), a alfabetização vai além do ato de aprender a ler e escrever, tendo como propósito, principalmente, desenvolver a capacidade de compreensão e produção de conhecimento:

“Alfabetizar é um ato de amor. Antes de qualquer metodologia ou método utilizado, o professor alfabetizador necessita ter amorosidade, não somente ao ofício de ser professor, mas principalmente aos alunos. É muito gratificante e apaixonante participar do processo de alfabetização de um aluno. É transformador, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. Costumo dizer aos meus alunos, que a leitura e a escrita é um caminho sem volta. Nunca, ninguém poderá ‘roubar’ de suas mentes e de seus corações o que conquistaram. Ser alfabetizador e ser alfabetizado é libertador”, explicou Jeferson.

O Dia Nacional da Alfabetização foi instituído nos calendários de comemorações em 1966, para relembrar a criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930. A comemoração ressalta a importância do combate ao analfabetismo no Brasil.  A data também se refere ao artigo 205 da Constituição Federal de 1988, que afirma que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.