Dia Nacional do Livro, em Cabo Frio, tem sarau comemorativo na Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira

Evento acontece nesta segunda (30) e conta com a participação de escritores, leitores e frequentadores da biblioteca

Em comemoração pelo Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, em Cabo Frio, promove nesta segunda-feira (30), um sarau comemorativo, das 14h às 17h. O evento é aberto ao público e conta com apresentações de poesia, música e outras formas de expressão artística.

A atividade tem a participação de escritores da Academias Cabofriense de Letras (ACL), da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF), Sociedade dos Amigos da Biblioteca membros (SOCABO), além de leitores e frequentadores da biblioteca.

O secretário municipal de Cultura, João Felix, destaca que a realização de eventos como este é importante para incentivar a leitura e o uso da biblioteca pública pela população e os estudantes.

“A comemoração do Dia do Livro é fundamental para mostrar a importância da biblioteca para os estudantes, pesquisadores e amantes da leitura. A biblioteca é um ponto de conhecimento em nosso município,” destaca o secretário.

Funcionamento da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para fazer empréstimos de livros, é necessário fazer uma carteirinha, que pode ser solicitada mediante apresentação de duas fotos 3×4, identidade e comprovante de residência.

O espaço possui um acervo com mais de 20.000 livros, incluindo obras raras e históricas. O prédio que abriga a biblioteca é tombado pelo Instituto Municipal de Patrimônio Cultural (IMUPAC).

Cada pessoa tem 15 dias para ler, devolver ou renovar os livros. Também é possível fazer pesquisas e cópias na biblioteca.

Sobre o Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro em homenagem à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, em 1810. Naquele dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional.

A data foi criada em 1980, por meio do Decreto nº 84.631, que instituiu a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O objetivo é incentivar a leitura como método eficaz para a educação e formação das pessoas.