Em ação inédita da Prefeitura de Cabo Frio, Programa Acessuas Trabalho emite CPF para mais de 300 pessoas

Documento é um dos pré-requisitos para quem busca vaga de emprego no mercado de trabalho

Em parceria com a Receita Federal, em 2023, o Acessuas Trabalho, da Prefeitura de Cabo Frio, promoveu a atividade “CPF na Escola”, uma ação inovadora que emitiu o Cadastro de Pessoa Física para 308 pessoas. O documento é um dos pré-requisitos para quem busca por uma vaga de emprego no mercado de trabalho.

A iniciativa contou com a participação do setor do Cadastro Único e Subregistro, ambos da Secretaria de Assistência Social, e o Departamento de Identificação Civil (DIC) do Detran.

Ao longo deste ano, o Acessuas também inovou ao levar o programa para dentro das escolas municipais e, desta forma, ampliar o acesso dos jovens às oficinas e à primeira oportunidade de emprego. Ao todo, 40 estudantes participaram das oficinas.

“Além de iniciar o programa, este ano também desenvolvemos novas estratégias, e com grande êxito. Podemos destacar a ação em parceria com a Receita Federal, que proporcionou um quantitativo inesperado de atendimento. Uma proposta que surgiu após percepção da equipe da falta de documentos básicos que os jovens precisam para iniciar a jornada de trabalho. A produtividade é a recompensa da mente focada e impulsiona a equipe a enriquecer o planejamento para 2024”, afirmou Marluce Ferreira, coordenadora do Acessuas Trabalho.

Além disso, o Acessuas também firmou parceria com cursos de qualificação profissional para colaborar com a capacitação dos participantes que buscam o mercado de trabalho. As parcerias foram com o Pró Ser Instituto de Qualificação, que beneficiou 10 usuários com módulos de cursos profissionalizantes, e o Cebrac, que sorteou um curso completo para uma participante que completou todo o ciclo das oficinas do programa Acessuas.

“O Acessuas Trabalho Cabo Frio promove oficinas que têm como objetivo colaborar com a autonomia dos usuários e suas famílias, mas é muito mais do que isso. É uma ferramenta que também mobiliza os participantes para outras ações da Superintendência de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social, e que atua em rede com outros órgão do governo municipal, como a Secretaria de Educação, e com projetos sociais do município”, esclareceu a coordenadora.

Também foram realizados 154 encaminhamentos de usuários que não estavam cadastrados nos Cras para que pudessem realizar o Cadastro Único e poderem acessar outros serviços da política pública de Assistência Social.

Mais de 250 participantes em 21 oficinas do Acessuas em 2023

Até o momento, as oficinas do Acessuas chegaram este ano para 291 participantes em dois grupos etários: de 14 aos 24 anos, na modalidade “Como se preparar para o 1º emprego”; e de 25 aos 64 anos na categoria “Como se preparar para conseguir um trabalho”.

Os encontros foram realizados nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da Casa de Passagem, voltada para acolhimento da população em situação de rua.

Projetos sociais do município também receberam as oficinas do Acessuas e a equipe do programa realizou 18 mobilizações em atividades como a ação social Cras na Praça, que visa levar os serviços da assistência social para mais perto dos usuários. Ao todo, foram 359 pessoas abordadas e orientadas sobre o que é o programa e convidadas a participar das atividades.