Funcionalidade da rampa foi testada para facilitar o trânsito de pessoas com deficiências
Equipes da Prefeitura de Cabo Frio fizeram, esta semana, uma vistoria técnica na rampa de acessibilidade que está sendo instalada na ciclofaixa da Praia do Forte, em Cabo Frio, e que foi inaugurada no último sábado (3).
A Superintendente de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência, Maria Idalina Araújo, esteve no local nesta terça-feira (6) junto com o supervisor da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rogério Guimarães. A ideia é contribuir com orientações sobre as normas de acessibilidade e realizar a testagem da rampa para resguardar e garantir os direitos das pessoas com deficiências.
Segundo a Idalina, o deficiente precisa estar presente no planejamento das políticas que são feitas visando atendê-los. Para ela, mesmo que o projeto de construção atenda às normas estabelecidas por Lei, nem sempre suprem as reais necessidades das pessoas com deficiência. Ela lembra que as Normas da ABNT, por exemplo, podem ser respeitadas e aplicadas com pequenas adaptações e flexibilizações permitidas pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
“É necessário ter um olhar da pessoa com deficiência, que é a principal interessada. Costumo seguir um lema da luta pela inclusão que diz o seguinte: ‘Nada Sobre Nós Sem Nós’, que é a exemplificação do que vivemos há anos, mas agora estamos começando a mudar”, explicou Idalina.
Rogério Guimarães também reforçou a importância do olhar de uma equipe técnica nas etapas que antecedem a execução da rampa de acessibilidade.
“Precisamos nos atentar para que a inclusão seja de fato garantida em todas as nossas ações. E nós, enquanto representantes do poder público, precisamos ser os primeiros a dar o exemplo”, destacou. A construção das rampas está prevista para o final desta semana.