Escola Municipal Professora Amena Mayall é inaugurada em Cabo Frio

Nova unidade está localizada no bairro Guarani e vai atender quase mil alunos do Ensino Fundamental II

A Escola Municipal Professora Amena Mayall foi oficialmente inaugurada em Cabo Frio, na tarde desta segunda-feira (27), no bairro Guarani. A cerimônia contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, da secretária de Educação, Rejane Jorge, parentes de Amena Mayall, e autoridades cabo-frienses.

O edifício possui 12 salas de aula, duas quadras, uma sala de leitura, um auditório com capacidade para mais de 100 pessoas, anfiteatro, banheiros, vestiários, sala de informática, laboratório de ciências, entre outras instalações. A área total construída da escola abrange quase 3.000 metros quadrados.

“Este espaço foi criado para proporcionar a vocês um conforto maior, permitindo que participem de igual para igual com as escolas particulares. Essa unidade está totalmente estruturada para aproveitarem ao máximo. Contamos com a colaboração de vocês para fiscalizar e cuidar deste nosso patrimônio, pois este espaço pertence à toda população”, comemorou a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado.

Daniel Mayall, filho da homenageada, estava acompanhado da irmã de Amena, Angélica Mayall, e celebrou a homenagem à mãe.

“Este ano, minha mãe tem recebido algumas homenagens, mas sem dúvida esta é a mais especial. Tenho certeza de que, onde quer que ela esteja, está muito feliz. Amena Mayall foi a primeira mulher a candidatar-se a prefeita de Cabo Frio, e hoje está sendo homenageada pela primeira prefeita eleita na cidade. A família está radiante e torce para que mais mulheres se envolvam na política. Estamos à disposição para o que precisarem. Essa celebração é especialmente significativa para nós”, comemorou Daniel.

O prédio, completamente renovado, tem a capacidade de atender mais de 900 alunos do Ensino Fundamental II. A unidade é resultado da fusão das escolas municipais Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila e Luiz Lindenberg. Os alunos das duas unidades terão vagas garantidas na nova escola.

“Estou imensamente feliz por entregar algo tão bonito e especial. O governo está proporcionando à comunidade uma escola de qualidade, com potencialidades e uma estrutura magnífica para os nossos alunos. O compromisso da Prefeitura e da Secretaria de Educação é garantir sempre o melhor para todas as comunidades de Cabo Frio”, afirmou a secretária de Educação, Rejane Jorge.

Em mais homenagens, também foi inaugurada a Quadra Poliesportiva Alencar Coelho, a Sala de Leitura Tânia Maria Gomes de Ávila e o Auditório Luiz Lindenberg.

Amena Mayall

Nascida no Rio de Janeiro, em 1943, Amena Mayall se formou em Comunicação e Filosofia na Universidade Santa Úrsula. Foi uma das fundadoras do Movimento Ecologista do Rio de Janeiro e do Comitê de Defesa das Dunas de Cabo Frio, além de ter participado de movimentos de combate à ditadura no início da década de 1970.

Se mudou para Região dos Lagos em 1975 e desenvolveu um trabalho pioneiro na catalogação, valorização e circulação (nacional e internacional) dos artistas populares e locais. Revelou ao grande público nomes como Antônio de Gastão, Mudinho da Rasa, Zé do Barro, Castorina, Chiquinho da Sucata e muitos outros.

É dela o projeto do Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, além de legados preciosos como o MareArte e a participação no movimento carnavalesco do final dos anos 70 e início dos anos 80.

Sua obra literária reúne poemas, contos e cartas que fazem parte de um acervo a ser publicado integralmente em breve, e que teve no livro “Amena Poema” o primeiro passo desse projeto, uma coedição da Tamuya.Imir e da Prateado Editora e selo literário Mulheres de Sal, com patrocínio da SECEC-RJ.

Após sua morte, em 1986, Amena deixou um acervo que também inclui desenhos, pinturas e esboços, alguns dos quais exibidos recentemente na exposição Amena 80, no Palácio das Águias, em setembro deste ano, ocasião dos 80 anos da autora.