Aconteceu nesta segunda-feira (3) o segundo e último dia de formação do evento “Estudos em Cultura Afro-brasileira: Trajetórias e Práticas de Ensino”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Nos dois dias de curso, aproximadamente 50 professores participaram de oficinas e rodas de conversa ministradas pela Nilma Teixeira Accioli, pós-doutora em Estudos Culturais e Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Em pauta, discussões sobre o protagonismo dos escravos na construção e desenvolvimento socioeconômico da Região dos Lagos no século XIX e a realidade das famílias negras no período pós-abolicionista. Com participação efetiva do público presente, o primeiro encontro foi realizado no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), na última sexta-feira (30). A programação foi finalizada com visita guiada à exposição “Terra de Quilombo, Retrato de uma Etnia”, do fotógrafo Ricardo Alves.
O segundo dia de curso aconteceu mais uma vez no Centro Educacional M. Profª Marli Capp, unidade escolar localizada em Unamar. De acordo com a Coordenação de Formação Continuada da Secretaria, esta era uma antiga reivindicação dos professores do Segundo Distrito e que passou a ser atendida a partir da nova gestão municipal.
“Nossas ações estão sendo efetuadas com o objetivo de atender também às escolas do Segundo Distrito, que historicamente reivindicavam o fato de não serem contempladas com as formações” – explica Luiz Guilherme Scaldaferri, coordenador da pasta.