Guardas civis participam de cerimônia de formatura

Agentes fazem parte da lista de convocados do concurso de 2009

A cerimônia de formatura dos agentes Guarda Civil Municipal, recém convocados pelo concurso de 2009, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20). A solenidade foi realizada na sede da corporação, em São Cristóvão. Ao todo, 48 agentes participaram da formatura.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Adriano Moreno; o comandante das Guardas Civil e Marítima e Ambiental, Jean Carlos; o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Marge; o secretário de Governo, Miguel Alencar; o secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback, além de representantes do legislativo e da sociedade civil organizada.

Para o prefeito Dr. Adriano Moreno, os novos agentes chegam num momento de maior movimentação no município, que é o período de alta temporada quando o número de pessoas aumenta muito na cidade.

“A atividade da guarda municipal é intensificada durante o verão. Esses agentes chegam para somar e estamos muito felizes em participar desse momento. Sejam muito bem-vindos!”, disse o chefe do executivo.

Todos os agentes já concluíram o curso de formação qualitativa de 260 horas, conforme determina a grade curricular para Guarda Civil Municipal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Tivemos um aumento do nosso efetivo de 48 novos agentes para reforçar a segurança em Cabo Frio. Os novos guardas civis tiveram um longo curso de capacitação e hoje estão preparados para atuar de forma preventiva na cidade”, explicou o coordenador de Ordem Pública, Jean Carlos.

Durante a solenidade, cinco agentes, que foram destaques no curso, receberam uma placa decorativa como homenagem pelos títulos de liderança, pró-atividade, alegria, guerreiro e superação.

Torres de monitoramento e base móvel

Três torres de monitoramento estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Cabo Frio. A operação começou nesta quinta-feira (19) com a fixação da estrutura no solo, nesta sexta (20) é realizada a instalação da fibra de internet e no sábado (21) a montagem da central de monitoramento, que será na sede da corporação. A previsão é que no início da semana que vem elas comecem a funcionar.

As torres funcionarão na Praça da Cidadania, outra na altura da Avenida Nilo Peçanha, e a terceira no Boulevard Canal, todas com funcionamento 24 horas. Elas vão contar com botão de pânico e câmera de leitura facial e de placa.

Na semana passada foi reinstalado o trailer da Guarda Civil na Praça da Cidadania, após ser reformado. A base de apoio já está em funcionamento 24 horas por dia com revezamento dos agentes em escala de 24/72h.