Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas municipais de Cabo Frio entra na segunda etapa de atividades

Ao todo, três escolas promovem atividades no primeiro distrito e em Tamoios

Os alunos da escola municipal Prof.ª Luceléa Rodrigues da Costa, no bairro Aquarius em Tamoios, participaram nesta quinta-feira (2), da segunda etapa da Jornada Nutricional, promovida pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Nutrição. O tema do encontro foi “Promoção da Alimentação Saudável: alunos e professores”.

Na ocasião, os professores acompanhados da nutricionista da Secretaria de Educação, Thaynara Viana, preparam poemas sobre alimentação saudável e uma maquete de dois metros representando o preparo dos alimentos na escola e uma roda de conversa sobre como compor um prato 100% saudável com proteínas, carboidratos e lipídeos.

Após a atividade, os alunos participaram da montagem dos pratos do dia, no refeitório, que tinham como cardápio arroz, feijão, frango assado, salada de alface, repolho e beterraba.

A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como objetivo aprimorar as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar.

Na edição de 2022 a Jornada será composta por quatro etapas, com os seguintes temas:

• Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola
• Promoção da alimentação adequada e saudável: professores (as) em ação!
• Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE?
• Resgate de tradições alimentares da família

Agricultura Familiar na Alimentação Escolar

A Prefeitura abriu chamamento público para aquisição de gêneros alimentícios produzidos por agricultores familiares durante o ano letivo de 2022. Foram adquiridos e serão repassados às escolas os seguintes itens: abacaxi, abóbora vermelha, aipim, alface lisa, banana prata, cheiro verde, couve, laranja seleta, pimentão verde, beterraba, batata doce, melancia, ovo caipira e farinha de mandioca.