Moeda Itajuru: Primeiro dia de cadastramento tem adesão de 12 comerciantes de Tamoios ao programa

Interessados têm até esta quinta, 24 de agosto, para se cadastrar e receber os Itajurus no estabelecimento comercial

No primeiro dia de cadastramento dos comerciantes interessados em aderir ao Programa Moeda Social Itajuru, em Tamoios, distrito de Cabo Frio, 12 estabelecimentos de Unamar e Aquarius realizaram o cadastro. Até quinta (24), a Prefeitura segue com a ação, que está sendo realizada na Escola Municipal Professora Luceléa Rodrigues da Costa, das 9h às 13h.

Aquarius será a terceira ampliação do programa em Tamoios e a sexta no município, desde que o programa foi iniciado, em outubro de 2021. A data de lançamento será definida posteriormente.

Para fazer parte do programa, os comerciantes devem se dirigir ao local munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e CNPJ, que pode ser MEI. Estabelecimentos interessados, mas que não possuam cadastro jurídico, poderão fazer o registro na Casa do Empreendedor, que participa da ação.

O coordenador do Programa Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola, conta que, dos 12 comércios cadastrados no primeiro dia de ação, quatro ainda não possuíam CNPJ, e com a ajuda da equipe da Casa do Empreendedor, abriram o MEI (Microempreendedor Individual), passando assim a trabalhar de forma legalizada.

“Começamos nesta terça-feira, 22 de agosto, a cadastrar os comércios localizados em Unamar e Aquarius. A participação dos comerciantes é muito importante para o sucesso do programa, pois o consumo dos Itajurus só pode ser efetuado nos estabelecimentos cadastrados. A pedido da prefeita Magdala, fomos até os pequenos empreendedores e prestadores de serviços. Temos certeza que a Moeda Itajuru vai levar um pouco mais de dignidade para esse povo guerreiro”, afirmou Adriano Brisola.

Após o período de cadastramento, os comerciantes participarão de uma palestra com informações sobre o que é a Moeda Social, como funciona o aplicativo, os resgates, o pagamento e todo o passo a passo de funcionamento da ferramenta.

A apresentação será feita pela equipe do Programa Moeda Social Itajuru e do Instituto E-Dinheiro Brasil, responsável pela gestão das transações bancárias do programa cabo-friense. Depois do encontro, os comerciantes já saem da palestra com a documentação em dia e com o aplicativo instalado.

A escolha dos locais para expansão do programa é feita com base em dados e relatórios desenvolvidos pela equipe de coordenação do programa, técnicos da Superintendência da Proteção Social Básica, equipe responsável pelo Bolsa Família/Cadastro Único e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), todos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Cabo Frio.

Assim como nas implantações anteriores, mais 500 famílias serão beneficiadas com 220 Itajurus por mês, o equivalente a R$ 220 (duzentos e vinte reais).