Moradores de Cabo Frio podem adotar mudas de plantas nativas

Interessados devem procurar o Horto Municipal e fazer um cadastro

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, especialistas em saúde mental alertam para o aumento nos casos de depressão e ansiedade. E afirmam: ter plantas em casa, e cuidar delas, pode ser um alívio e um passatempo facilmente incorporado à rotina. A Prefeitura de Cabo Frio mantém em funcionamento, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, o Horto Municipal Antônio Ângelo Trindade Marques, localizado na Avenida Henrique Terra, s/n, no bairro Portinho, onde moradores podem buscar pela aquisição gratuita de mudas.

Quem passa pelo local tem a oportunidade de ver uma grande variedade de árvores, plantas e pássaros em um ambiente de contemplação com a natureza. Antes da pandemia, o horto recebia diversos eventos, como exposição de orquídeas e plantas ornamentais, feira de orgânicos, exposição de suculentas, e inúmeras feiras de artesanato com comidas típicas, cervejas artesanais, música ao vivo, recreação para crianças, entre outras atividades.

Atualmente, o espaço fica aberto somente para funcionamento interno. Mas há uma forma de acolher um pedacinho do lugar, sem custo algum, ao adotar uma muda nativa. Para isso, basta o morador de Cabo Frio comparecer no portão de entrada do local, onde será feito um cadastro que permite adotar até duas mudas por pessoa. No caso de instituições que desejam uma maior quantidade, o pedido precisa ser realizado via ofício.

As mudas disponíveis para adoção foram doadas ao Horto Municipal através de um Termo de Ajustamento de Conduta feito com empresas e moradores que descumpriram alguma legislação ambiental, e tiveram como forma de punição a compensação com o replantio e a doação de plantas ao horto.

No local é possível encontrar diversas espécies nativas da região, como Pau-Ferro, Pata-de-Vaca, Ipê, Flamboyant, Aroeira, Pitangueira, Pau-Brasil, entre outras plantas que possuem raízes aéreas e não danificam calçadas e ruas.

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O CULTIVO DE ALGUMAS ESPÉCIES

Quem deseja plantar uma árvore na calçada de casa precisa ficar atento: existem algumas espécies que não devem ficar embaixo de linhas de energia elétrica e de transmissão de dados. Por isso, é recomendável fazer uma consulta com o biólogo Alailton Reis, responsável técnico pelo Horto Municipal.

O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, lembra que os jardineiros de primeira viagem precisam se atentar a alguns cuidados simples que podem ser feitos por qualquer pessoa, sem a necessidade de contratar um profissional da área.

“Qualquer um pode plantar uma árvore ou ter uma planta dentro de casa. Temos no horto muitas espécies que são indicadas por serem mais resistentes. Boas observações para se levar em conta na técnica do plantio são manter os tutores bem fixados, uma rega constante, além da possível proteção contra vandalismos”, pontua.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.