Nova dinâmica da Saúde de Cabo Frio zera a taxa de ocupação de leitos na UPA Tamoios

Na unidade do Parque Burle, a agilidade nas transferências de pacientes reduziu pela metade a ocupação dos leitos da sala vermelha

A Unidade de Pronto Atendimento de Tamoios, em Cabo Frio, amanheceu nesta quinta-feira (17) com a taxa de ocupação de leitos na sala vermelha zerada. Já na UPA Parque Burle, o índice passou de 120% para 66% de leitos ocupados na mesma área, onde ficam internados os pacientes em estado mais grave. Esses resultados são referentes à nova dinâmica de trabalho implantada, pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde, no Setor de Urgência e Emergência.

O objetivo é agilizar as transferências dos pacientes das UPAs para as unidades hospitalares das redes municipal e estadual, propiciando assim mais disponibilidade de leitos nas duas unidades, que são destinadas aos atendimentos emergenciais.

De acordo com o secretário de Saúde, Bruno Alpacino, a meta é melhorar a gestão, a infraestrutura e a logística da saúde pública cabo-friense.

“As UPAs atendem exclusivamente urgência e emergência. Por isso, é de extrema importância a agilidade no acolhimento e na transferência para uma unidade especializada, liberando os leitos para outras possíveis demandas. A ocupação é flutuante e não temos como prever, no entanto, independente da imprevisibilidade, temos que estar aplicando sempre a melhor gestão, estando assim preparados para qualquer tipo de ocorrência”, afirma o secretário.