Novembro Azul: Atendimento móvel de exames permanece em Tamoios, em frente ao CEAD, até dia 30

O serviço está disponível diariamente, incluindo sábado e domingo, das 8h às 18h

A Prefeitura de Cabo Frio começou nesta quinta-feira (16), o atendimento móvel de exames em Tamoios. A ação permanece no distrito até o dia 30 e faz parte da Campanha Novembro Azul que visa a promoção, incentivo e expansão do acesso à saúde preventiva do homem. A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita Magdala Furtado, que recepcionou os pacientes e destacou a importância da prevenção para a saúde da população.

A prefeita expressou sua satisfação pela participação expressiva de homens no evento, incentivando-os a servirem de exemplo durante os 15 dias em que a Carreta estará em Tamoios. Magdala enfatizou o compromisso do governo municipal com o cuidado das pessoas e ressaltou a relevância do programa para a população do distrito.

“Que vocês sirvam de exemplo para esses 15 dias que a Carreta vai ficar aqui. Que a gente reverbere essa mensagem para todos, para que venham, para que façam os exames. Esse é um cuidado que esse governo tem com as pessoas. Eu costumo dizer sempre que esse é o governo do cuidado, o governo do diálogo, o governo da integração, porque é isso que a gente precisa. E eu, por ser de Tamoios, fico feliz por poder participar desse momento. Esse sempre foi o meu sonho, de poder estar aqui em Tamoios fazendo e trabalhando pela população. Como moradora eu sei das nossas necessidades, o quanto a gente precisa de cuidado. E no que depender de mim, a gente vai cuidar muito bem das pessoas”, disse a chefe do executivo.

O secretário de Saúde, Bruno Alpacino, também presente no evento, destacou a importância dos exames, especialmente do PSA, no contexto da prevenção do câncer de próstata. Ele enfatizou que o exame é simples e rápido, incentivando os homens a realizá-lo sem medo.

“Mais uma vez a Prefeitura trazendo um benefício para a população, a carreta com diversos exames. Lembrando que este mês é voltado para a prevenção e para a saúde do homens. Então, nós vamos executar os exames no caminhão de atendimento móvel. Considero um dos principais o PSA que é um exame laboratorial fácil, rápido e prático de fazer. Então sem medo”, disse o secretário.

O Atendimento Móvel de Exames está disponível diariamente, incluindo sábado e domingo, das 8h às 18h, em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios, até o final da campanha, dia 30 de novembro. O caminhão equipado oferece diversos exames, como ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de próstata via abdominal, exame PSA para rastrear o câncer de próstata, exame oftalmológico, densitometria óssea e eletrocardiograma. Mulheres também podem realizar exames oftalmológicos, mamografia e densitometria óssea.

Para um atendimento eficiente, é necessário apresentar identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, seguindo a ordem de chegada. Paralelamente ao atendimento móvel, Cabo Frio intensifica as atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), focando na prevenção do câncer de próstata, saúde mental, prevenção de infecções, gerenciamento de doenças crônicas e promoção de hábitos saudáveis. Essas ações buscam fortalecer o vínculo entre a comunidade masculina e os serviços de saúde, destacando a importância do autocuidado e da prevenção.